Encoders da hohner automáticos s.l. Representados pela tectoma

Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL David Correia Tectoma - Electrotécnica e Automação, Lda. Tel.: +351 252 331 310 . Fax: +351 252 331 312 info@tectoma.com . www.tectoma.pt

ENCODERS DA HOHNER AUTOMÁTICOS S.L. REPRESENTADOS PELA TECTOMA A Hohner Automáticos S.L. desenha e fabrica produtos à medida dos pedidos. A Tectoma representa os encoders da Hohner Automáticos, S.L. e explica porque estes encoders são compactos e rigorosos. A Tectoma é uma empresa portuguesa que representa uma vasta gama de dispositivos de electrónica e automação, garantindo uma resposta rápida e adequada às expectativas dos parceiros. Garante componentes de substituição de elevada qualidade bem como soluções fiáveis para a indústria. Um dos produtos que a Tectoma representa são os encoders da Hohner Automáticos S.L.

Nos sistemas compostos por elementos mecânicos que desenvolvem movimentos com posições iniciais e finais bem definidas, os encoders são muito utilizados porque permitem a monitorização de um dispositivo e fornecem informações muito precisas sobre o seu posicionamento. Com estes sensores é possível converter movimentos lineares ou angulares em informação para um sistema, sabendo assim a posição ou velocidade actual do dispositivo monitorizado. Assim os encoders são transdutores de movimento que convertem movimentos lineares ou angulares em informações eléctricas, que podem ser transformadas em informações binárias. Possuem internamente um ou mais discos perfurados que permitem ou não, a passagem de um feixe de luz infravermelha, gerado por um emissor que se encontra de um dos lados do disco e captado por um receptor que se encontra do outro lado do disco. Este último, com o apoio de um circuito electrónico, gera um impulso. Desta forma, a velocidade ou posicionamento é registada, contando-se o número de impulsos gerados. Há duas famílias de encoders: os encoders relativos ou incrementais e os encoders absolutos. Os encoders incrementais são compostos por um disco perfurado ou mascarado com ranhuras ou estrias, distribuídas pela circunferência, normalmente dividindo-o em 2, 4, 36, 180, 360, 720, 1000, 1024, 1800, 3000 e uma perfuração de referência denominada “Zero” do encoder. Nos encoders absolutos a demarcação do disco ou trilho é feita por pintura num disco plástico (ou vidro) transparente que pode ser feito através de técnicas foto litográficas permitindo grande precisão e dimensões micrométricas. Nos encoders absolutos o disco é codificado já em binário, variando entre 8, 10, 12, 16 bits. Os encoders podem ser usados para diversos fins, como na maquinaria CNC onde podem ser encontrados nas mesas XY, nos quadros de ferramenta, rato, impressoras, entre outros. Outro exemplo de aplicação são os robôs manipuladores que requerem movimentos precisos de posicionamento, ou também nas antenas radares, telescópios e todo o tipo de equipamento em que a posição absoluta nunca se perca, mesmo que falhe a alimentação do mesmo.

PRODUTO CONSOANTE O PEDIDO A Hohner Automáticos S.L. desenha, fabrica e fornece uma gama de encoders com muitas opções diferentes. Os encoders da gama Hohner são feitos consoante os pedidos devido à enorme variedade de opções dos produtos disponíveis, sem sacrificar a qualidade e o prazo de entrega. Isto é pos-

[58]

robótica

sível graças à estrutura da empresa, onde se desenham e fabricam cada uma das partes do encoder, a electrónica, a óptica e as partes mecânicas do mesmo, o que permite à Hohner controlar a qualidade de cada uma das ditas partes e possuir um stock de submontagem de modo a que o encoder possa ser configurado segundo os requisitos de cada cliente e ser despachado num prazo mínimo de tempo. Todo este sistema permite à empresa oferecer produtos não estandardizados em poucas quantidades, sem afectar de maneira significativa no prazo de entrega e no preço. No departamento de investigação e desenvolvimento, a Hohner Automáticos S.L. possui uma equipa de engenheiros especializados que trabalham o desenvolvimento de novos produtos e a melhoria dos já existentes, aplicando as mais recentes técnicas para melhorar o produto e simplificar o processo de fabrico, garantindo assim a qualidade do produto final. Como consequência deste contínuo estudo, a Hohner reduziu os custos de fabrico e manteve uma etsrutura estável de preços, garantindo sempre a já tradicional qualidade do produto. Ao chegar o pedido de um produto à Hohner, este é configurado com base numa submontagem e imediatamente se procede à sua calibração e controlo da qualidade. Este processo de controlo de qualidade é levado a cabo para cada uma das peças que se fabricam, e o resultado final é, como esperado, uma ampla gama de encoders na qual podemos garantir uma qualidade total do produto final. A Hohner Automáticos S.L. Possui encoders incrementais, de série 10, 58, 20, 21, 22, 11, 30, 59, 19, 72, 92 e DXE. Os encoders incrementais consoante a série podem ter vários tipos de protecção como IP41, IP54, IP55, IP65, IP66, IP67 segundo o DIN40050, podendo ser um encoder para uso industrial com ambientes severos. Os encoders absolutos possuem várias séries como o CS10-CSP10, CS11, CS30-CSP-30, CM30-CMP30, CM-10-CMP10, DXE e Enco-14/Enco-25. Estas últimas séries constituem vários tipos de encoders: encoder absoluto monovolta com eixo especialmente desenhado para aplicações industriais extremas, encoder absoluto multivolta, encoder absoluto multivolta Ø 58 mm, e ainda encoder absoluto para ambientes severos. Estes encoders possuem protecção IP65, IP66, e IP67 segundo DIN 40050, disponíveis na versão aço inoxidável IP67. Os ENCO-14/ENCO-25 são módulos interface série-paralelo que permitem a obtenção de dados paralelos, com a segurança da transmissão em série para largas distâncias entre o encoder e a unidade de tratamento.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Encoders da hohner automáticos s.l. Representados pela tectoma by cie - Issuu