DOSSIER Moreira da Silva Siemens Industry Automation Sensors & Communication Manager Tel.: +351 229 992 233 . +351 961 755 135 www.siemens.pt/automation
O IWLAN GANHA FORÇA INTRODUÇÃO A grande maioria das pessoas já utilizou uma WLAN, ou rede local sem fios, em casa, no escritório ou num hotel. Mas o que é o IWLAN? Ou por outras palavras, qual é a diferença entre uma rede industrial sem fios e a sua vertente comum? O “I” faz a diferença...
Grande parte do potencial das aplicações sem fio ainda está por se concretizar. Em muitos casos a arte do possível só surge com o uso em primeira-mão de uma IWLAN e do engenho que ela inspira. Por exemplo, a transferência de dados de automação de unidades móveis poderá ser uma razão chave para utilizar IWLAN, especialmente se evitar a necessidade de dispendiosos fios de contacto sujeitos a desgaste. Numa observação mais atenta, podem ser desenvolvidas mais aplicações com a mesma infra-estrutura IWLAN, desde a aquisição de dados de máquinas em tempo real passando por diagnósticos on-line de unidades móveis, até à utilização do IP móvel.
Figura 1 . Scalance.
A densidade de pontos de acesso a redes sem fios (wireless hotspotss) está a crescer a uma grande velocidade. A WLAN está a tornar-se um recurso comum em cada vez mais edifícios públicos e de escritórios. Para além disso, quase um em cada dois lares na Alemanha já possui uma rede Wireless. WLAN é já um termo familiar para todos. Mas recentemente as atenções começaram a focar-se na “IWLAN”, especialmente entre grupos de peritos de renome. Portanto, é razoável perguntar, numa solução wirelesss para ambiente industrial o que torna o “I” tão importante?
BENEFÍCIOS DE CUSTO INESPERADOS Quando comparada com infra-estruturas com fios, as vantagens incontestáveis da rápida propagação da WLAN em casa, no escritório e em áreas públicas incluem uma maior flexibilidade e custos mais baixos,. Naturalmente, peritos em automação e operadores querem explorar esses benefícios também no ambiente industrial. Para além disto, a comunicação sem fios em aplicações industriais – tais como o sector dos transportes e da logística, ou máquinas e unidades de produção que exijam flexibilidade – oferece poupanças potenciais muito significativas. Na maioria dos casos, estas poupanças são tempos de paragem reduzidos, eliminação de materiais sujeitos a desgaste, e tempos de “setup” mais curtos. Algumas expansões simplesmente não seriam possíveis em redes fixas convencionais.
[ ]
robótica
Figura 2 . Sala de controlo.
A tecnologia WLAN Standard é nesses casos levada até aos seus limites, uma vez que a automação industrial estabelece padrões mais elevados de robustez, fiabilidade, sistemas determinísticos, e segurança das redes de informação, quer sejam elas baseadas numa infra-estrutura com ou sem fios.