DOSSIER Schneider Electric Portugal Business Unit Automation Tel.: +351 217 507 100 . Fax: +351 217 507 101 www.schneiderelectric.pt
REDES DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAIS Há uma década atrás as exigências dos processos de automação eram cobertas por implementação de soluções isoladas, onde todos os sensores e actuadores eram electrificados até ao bastidor de um autómato central. Com a grande expansão de redes informáticas empresariais e da Internet, as necessidades de aumentar a produtividade e a eficácia e flexibilização nas tomadas de decisões pelas empresas produtivas, a troca de informação dos equipamentos dos processos de automatização tornou-se vital. As redes de comunicação industriais apareceram como resposta às novas exigências de partilha de informação em tempo útil.
1. INTRODUÇÃO Nos tempos modernos, a escolha da melhor opção de controlo e de redes de comunicação industriais, são factores decisivos para a implementação de uma solução automatizada adequada.
técnico de automação, seleccionar dentro do mercado as redes que melhor se ajustem às suas necessidades actuais e futuras.
2. AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO E SOLUÇÕES Inicialmente o aparecimento de redes e protocolos de comunicação deu-se no seio de cada fabricante de equipamentos de automação e destinava-se exclusivamente à ligação dos seus equipamentos (redes proprietárias). Com as crescentes necessidades de interoperacionalidade de equipamentos de diferentes fabricantes, surgiu a necessidade de definir modelos de referência que tornassem os equipamentos compatíveis entre si.
Os efeitos combinados das necessidades do utilizador, os requisitos de eficácia, qualidade, segurança e as tecnologias ao dispor, fazem com que as arquitecturas das redes de comunicação industriais devam ser projectadas tendo em consideração os requisitos de interligação dos processos de automatização. Tipicamente um processo automatizado pode-se decompor em quatro níveis (Fig.1).
Na actualidade, as chamadas redes/protocolos abertas, fruto das normalizações prevalecem face aos protocolos proprietários. Caberá ao
Antes de se analisar as soluções tecnológicas das redes de comunicação, é necessário identificar os requisitos específicos principais de cada nível (fig. 2).
Figura 1 . Exemplo de uma arquitectura por níveis.
[ ]
robótica