"Indústria integrada": a Harting já está em execução

Page 1

UREËWLFD

Claus Hilger Director of HARTING IT System Integration GmbH & Co. KG, HARTING Technology Group, claus.hilger@harting.com HARTING Iberia, S.A. Tel.: +34 933 638 484 · Fax: +34 933 638 469 es@harting.com · www.harting.es

LQIRUPDÁ¿R WÂFQLFR FRPHUFLDO

“Indústria Integrada”: a HARTING já está em Execução Em breve, na “Indústria Integrada”, os produtos irão fornecer dados sobre como eles devem ser processados. Sistemas Físicos Cibernético (SFC) comunicam, o que permite definir processos otimizados e a HARTING está envolvida.

O conceito de Indústria Integrada integra todo o processo de criação de valor num panorama de IT uniforme. Neste processo, os meios de produção são desenvolvidos para Sistemas de Produção Cyberfísicos, mas também os produtos a serem fabricados são implementados ativamente na troca de dados. Em especial, como a comunicação com os produtos deve ser simples, oferecer custos favoráveis, e deve ser possível em todos os momentos e em qualquer local ao longo do processo de produção, o Grupo de Tecnologia HARTING está focado na identificação automática de sistemas de processos de criação de valor industrial. Assim, o RFID (Radio Frequency Identification) torna-se um ponto-chave: com a utilização de RFID, um produto e os seus componentes podem ser fornecidos com o seu próprio histórico de produto, que pode ser utilizado em todo o processo de produção. O RFID permite uma simples comunicação sem fio. Os dados do produto permitem que as sequências de automação sejam otimizadas, os produtos possam ser fabricados de forma individualizada ou detalhes de

produção estejam armazenados nos próprios produtos. Os produtos podem montar-se através dos dados armazenados no transponder (como um DNA de produto). As soluções Auto-ID HARTING implementam o conceito de Indústria Integrada em aplicações, por avançar a integração do sistema com base num middleware universalmente implementável, e assim, a HARTING alcança padrões de alta tecnologia ao nível do sistema cuja qualidade é documentada pelas aplicações de sucesso nas operações de fabrico da própria empresa. A ligação entre o nível de sistema, os componentes e os serviços HARTING representa um passo central: a HARTING desenvolveu transponders para a Indústria Integrada que podem ser implementados nas duras condições ambientais da produção industrial. Serviços como a “Prova de Conceito” foram coordenados com os participantes industriais. Na rede de componentes de Ethernet industrial, a tecnologia de comutação permite a criação de plataformas de comunicação convergentes, necessária para a Indústria Integrada atual.

E podemos esperar desenvolvimentos em componentes como conetores, que se irão transformar em componentes de sistema genuínos. Aqui, a HARTING tem dado um passo importante na direção da Indústria Integrada através do aumento da largura de banda do conetor M12. Os componentes previamente passivos irão tornar-se inteligentes, as unidades de comunicação suscetíveis para fornecer sistemas de monitorização de estado com dados, por exemplo. Os componentes produzidos pelo Grupo de Tecnologia HARTING são desenvolvidos em cooperação com os clientes, levando-se em consideração as tendências de modularização em curso, flexibilização e miniaturização na área industrial. Também porque os componentes fazem parte de um sistema e, segundo a aspiração da HARTING, cada componente torna-se uma parte sistémica da Indústria Integrada.

AUTOID NA “INDÚSTRIA INTEGRADA” Tecnologias Auto-ID - e especialmente, RFID (Radio Frequency Identification) – desempenham um papel crucial no conceito da Indústria Integrada. Transponders armazenam informações relacionadas com a produção e serviço que podem ser trocadas com os sistemas vizinhos. A capacidade dos transponders de gravarem desempenha um papel-chave neste processo e distingue-se de outras tecnologias RFID Auto-ID. Dados armazenados nos transponders podem ser trocados com os sistemas de back-end. Isto é denominado como integração vertical.

ARQUITETURA DE SOFTWARE Ao mesmo tempo, para retratar processos complexos, uma infraestrutura de software poderosa é necessária. Consequentemente, a Ha-VIS suite da HARTING está consistentemente a procurar uma


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
"Indústria integrada": a Harting já está em execução by cie - Issuu