Sensores e transdutores

Page 1

Sensores e Transdutores Um sensor analógico apresenta no seu sinal de saída qualquer valor, contínuo, dentro do seu intervalo de operação. Precisamos de um sensor analógico para medir grandezas como: a temperatura, a pressão, a força, a luminosidade, a velocidade... A Figura 1 exemplifica a representação gráfica do sinal de saída de um sensor analógico que mede a temperatura.

Paula Domingues

Um sensor digital apresenta no seu sinal de saída, apenas um de dois valores possíveis ao longo do tempo. Esses dois valores são interpretados como "zero" e "um". Os sensores digitais são aplicados principalmente na deteção de objetos.

Formadora nas áreas de Eletrónica, Telecomunicações, Automação e Comando, IEFP, Évora

robótica

18

ESPAÇO ELETRÓNICA INDUSTRIAL

pauladomingues47@gmail.com

No seguimento do artigo do trimestre anterior, em que entrámos um pouco no mundo da automação e controlo de sistemas, é pertinente abordar o tema Sensores e Transdutores. Num sistema de controlo, para que possamos obter valores relativos a cada uma das variáveis físicas do processo, torna-se necessário aplicar dispositivos capazes de medir cada uma das variáveis - os sensores. Um sensor pode ser definido como um dispositivo que reage específicamente a uma forma de energia, sendo essa reação mensurável. Os sensores podem ser classificados como sensores analógicos ou sensores digitais.

Nem sempre um sensor apresenta um sinal de saída capaz de ser utilizado diretamente num sistema de controlo. Muitas das vezes o sinal de saída do sensor apresenta um nível de tensão demasiado baixo, sendo por isso necessário amplificá-lo, através de um circuito de interface, para que este possa depois ser lido pelo controlador.

Figura 3. Amplificação do sinal de saída do sensor.

Atualmente existem no mercado inúmeros tipos de sensores, que podem ser classificados segundo o princípio do mesurando: SENSORES Mecânicos (sólidos)

Mecânicos (fluídos)

Térmicos

Outros

· · · · · ·

· · · ·

· ·

· · · ·

Velocidade Aceleração Posição Força Binário Tensão Mecânica

Pressão Densidade Fluxo Viscosidade

Temperatura Fluxo de calor

Óticos Radiação Biológicos Acústicos

Tabela 1. Classificação dos sensores pelo princípio do mesurando.

Mas, os sensores também podem ser classificados pelo princípio de transdução: SENSORES

Figura 1. Sinal de saída de um sensor analógico.

Princípio de Transdução Passivo

Princípio de Transdução Ativo

· · · · · · · ·

· · · ·

Capacitivos Indutivos Resistivos Potenciométricos Foto condutores Deformação relativa Mecânicos ...

Eletromagnético Piezoelétrico Fotovoltaico Termoelétrico

Tabela 2. Classificação dos sensores pelo princípio de transdução.

Os sensores de posição são, muitas vezes, utilizados como sensores de presença. É o caso dos sensores óticos. Este tipo de sensor tem como princípio de funcionamento a existência de um emissor e de um recetor, que, dependendo do tipo de sensor, poderão ou não estar inseridos no mesmo invólucro.

Figura 2. Sensor ótico que deteta a presença de um objeto.

Porém, os sensores de posição são também bastante utilizados em muitas outras aplicações onde a precisão e a sensibilidade do dispositivo de medição, deve ser ajustada em função do tipo de operação que está a ser monitorada. Este tipo de sensores ajuda muitas vezes a definir a posição de ferramentas de corte. Assim, são também sensores


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.