robótica
54
Filipa Lima Centro de Apoio Tecnológico à Industria Metalomecânica CATIM, Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos filipa.lima@catim.pt
Dossier . MÁQUINAS-FERRAMENTA E SEGURANÇA MÁQUINA
Conceção de sistemas de comando associados a funções de segurança em máquinas A Norma ENISO13849 relativa à conceção dos circuitos de comando associados a funções de segurança apresenta diferenças consideráveis relativamente à sua precedente EN 954. Estas diferenças representam dificuldades acrescidas, designadamente para os fabricantes de máquinas no que se refere à sua aplicação. No entanto, como se poderá concluir através desta exposição, a mudança não só era inevitável mas também extremamente vantajosa.
Durante muitos anos a Norma EN 954 foi aplicada para a conceção de circuitos de comando relativos a funções de segurança. Observando essencialmente o aspeto estrutural do circuito para a avaliação, como por exemplo, a resistência a uma falha, e independentemente da tecnologia aplicada, nomeadamente elétrica/ eletrónica/eletrónica programável, hidráulica, pneumática ou mecânica, esta Norma dividia os sistemas de comando relativos a funções de segurança em 5 Categorias: b, 1, 2, 3, 4.
bilidade e compatibilidade mas para os quais não era possível, à luz das Normas existentes, fazer uma avaliação da segurança eficaz. Com a tecnologia atual, de modo a saber se um sistema de comando é suficientemente seguro, é necessário aprender mais sobre ele. Este é o motivo pelo qual as novas Normas exigem mais informação.
Tendo como referência a Norma EN ISO 13849-1, o processo iterativo para a conceção dos sistemas de comando relativos a funções de segurança, é resumido no fluxograma seguinte. Para as medidas de proteção definidas, que dependam do circuito de comando, a primeira grande dificuldade do projetista é especificar as caraterísticas das funções de segurança. O passo seguinte será a determinação do Performance Level requerido, PLr. A combinação dos parâmetros S (Gravidade da lesão), F (Frequência de exposição) e P (Possibilidade de evitar o perigo ou limitar o dano) conduz à determinação do PLr.
Na Norma EN ISO 13849, em vigor desde 1 de janeiro de 2012 e que substituiu a EN954, estão previstos requisitos adicionais para a avaliação dos circuitos de comando relativos à segurança. Esta nova abordagem que considera, entre outros fatores, a probabilidade de falha por hora, introduziu o conceito Performance Level, PL, determinando 5 níveis de Performance: a, b, c, d, e. De facto, a tecnologia aplicada nas máquinas tem progredido consideravelmente nos últimos anos, particularmente ao nível dos circuitos de comando. No passado, por exemplo, no âmbito elétrico, eram utilizados componentes eletromecânicos com modos de falha facilmente previsíveis. Esta tecnologia foi sendo progressivamente substituída por dispositivos eletrónicos e programáveis (“caixas negras”), trazendo enormes vantagens no que se refere aos custos, flexi-
Figura 1. Identificação das principais fases do processo iterativo para a conceção dos circuitos de comando associados a funções de segurança [1].