Acionamentos Mecatrónicos Altamente Eficientes
SEW-EURODRIVE PORTUGAL Tel.: +351 231 209 670 · Fax: +351 231 203 685 infosew@sew-eurodrive.pt · www.sew-eurodrive.pt
Cada vez mais, a integração e descentralização se apresentam como a chave para o sucesso futuro dos acionamentos. As constantes (e justificadas!) preocupações ambientais ditam novas regras no que respeita a classes de eficiência. Há muito, que gerar movimento deixou de ser condição suficiente para definir um acionamento. Obviamente que continua a ser necessário gerar o movimento, mas tem de ser de forma eficiente e com uma maximização da relação performance/ custo. É precisamente aqui que entram os acionamentos mecatrónicos: acionamentos tecnicamente evoluídos, munidos “de inteligência própria” e capacidade de adaptação às inconstantes e reais necessidades de aplicação, designadamente em termos de binário.
parte do tempo. Para cumprir estas imposições, os acionamentos convencionais têm que ser sobredimensionados. O ideal era que as curvas do perfil de carga e do acionamento fossem coincidentes. Ora isto implica uma elevada capacidade de sobrecarga e constante adaptação, ou seja, acionamentos mecatrónicos. Em termos práticos, significa que a potência instalada pode ser consideravelmente reduzida. No Gráfico 1 apresentam-se o perfil de carga típico de um transportador e as curvas de binário de um moto-redutor com conversor de frequência e de um acionamento mecatrónico. Os acionamentos mecatrónicos surgem assim como a evolução natural dos acionamentos descentralizados. São compostos por um motor, redutor e eletrónica de potência, numa unidade extremamente compacta e com elevado rendimento.
·
· · · ·
·
·
Redução dos custos de armazenamento através do número reduzido de modelos; Elevado grau de proteção; Isento de circulação de ar; Facilidade de limpeza; Extremamente silenciosos, uma vez que não possuem ventiladores (adequado para instalação em locais com presença de pessoas); Redução dos custos de energia devido ao elevado rendimento de todos os componentes (redutor, motor, eletrónica); Redução dos custos totais e operacionais.
Figura 2. Acionamento mecatrónico MOVIGEAR® da
De seguida, apresentam-se as principais vantagens deste tipo de acionamentos: · Estrutura compacta: motor, redutor e eletrónica estão agrupados num sistema de acionamento mecatrónico; · Planeamento e construção mais fáceis; · Reduzido número de versões possibilitando a construção de transportadores padrão com módulos pré-fabricados e testados; · Adaptação otimizada do projeto da engenharia dos acionamentos à aplicação;
SEW-EURODRIVE.
Onde existe movimento, existem acionamentos. Os acionamentos eletromecânicos e recentemente mecatrónicos apresentam-se como a solução ótima para a maioria das situações. Estes podem ser definidos como sistemas indivisos constituídos por motor, redutor, conversor de frequência e eletrónica de controlo. Controla-se o movimento que se gera, de forma eficiente, integrando funções e segurança.
Perfil de carga do transportador Curva de binário de moto-redutor com conversor de frequência Figura 1. Acionamentos mecatrónicos.
No arranque, o binário solicitado pelas aplicações é elevado e de curta duração. Uma vez vencida esta fase, as exigências são consideravelmente inferiores. É neste regime, designado por contínuo, que o acionamento vai operar a maior
Curva de binário de acionamento mecatrónico Binário
robótica
82
informação técnico-comercial
Os conceitos de movimento e de acionamento confundem-se, tal é sua sobreposição. Os acionamentos respondem às necessidades de movimento não só em termos de geração e cumprindo as obrigações legais, mas também em termos de eficiência e segurança.
Segundos
Alguns minutos
Horas (regime contínuo)
Gráfico 1. Perfil de carga de um transportador e curvas de binário de acionamentos.