Uma linha de montagem completa por 27.000 euros

Page 1

Uma linha de montagem completa por 27.000 euros

igus®, Lda. Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt · www.igus.pt

Há anos que no setor da automação os métodos da “Lean Production” são também cada vez mais aplicados com o objetivo de evitar desperdícios e aumentar a produtividade. Assim os sistemas mais simples e flexíveis ajudam a manter a produção rentável em países com melhores salários. Os meios para a sua implementação são, entre outros, a “robótica leve”, uma interligação inteligente entre o homem e a máquina, a “automação simples” da manipulação e montagem de elementos leves, assim como a automação parcial de processos complexos.

robótica

66

informação técnico-comercial

Automação low cost com componentes de plástico. Na Feira de Hannover de 2012, a igus demonstrou como os componentes económicos em plástico na automação low cost são capazes de criar novos impulsos a um sistema “lean”.

SISTEMAS MODULARES PARA CONSTRUTORES DE MÁQUINAS E INSTALAÇÕES Nos dois anos anteriores, a igus apresentou soluções modulares para a automação low cost em que todas elas foram concebidas de acordo com um princípio comum: económico, durável e feito em plásticos tribo-otimizados. Essas soluções incluem a calha Pick&Place “pikchain” de circulação contínua (até 5 kg de carga por cada elo), a articulação multiaxial “robolink” (até 1 kg de carga por cada articulação) e as unidades lineares motorizadas e isentas de lubrificação da família “drylin E” (até 50 kg de carga dependendo da configuração). Agora, a igus apresenta pela primeira vez numa feira como esses sistemas económicos e simples em conjunto são capazes de enfrentar tarefas de automação complexas.

AGARRAR  IDENTIFICAR  TRANSPORTAR  VERIFICAR  CLASSIFICAR Os sistemas combinados constituem uma imagem, tipo pop art, composta por

quatro elementos. “Embora tais produtos possam ser vistos em pequenas fábricas, o sistema demonstra que as capacidades que se encontram estão nos componentes”, segundo Frank Blase, gerente da igus. Os elementos da imagem são montados como num puzzle para uma obra final. A partir de um armazém, as peças não classificadas são levadas à “pikchain” através de uma unidade linear “drylin E” motorizada. A “pikchain” de circulação contínua por meio de ventosas pega nas peças individuais. A câmara que acompanha o processo para permitir um controlo ótico reconhece os elementos e transporta-os adequadamente até ao alcance do braço

articulado “robolink”. Este braço articulado pega nas peças individuais numa sequência pré-determinada e posiciona-as, de maneira a que se obtenha uma imagem completa. Logo que a imagem estiver completa, o processo é realizado em sequência inversa. O sistema também poderia ser ampliado com mais atuadores, ferramentas ou sensores de controlo para se poder trabalhar ou controlar peças durante a viagem da “pikchain”. “Desta forma ilustramos a possibilidade dos nossos componentes económicos poderem facilmente ser combinados, resultando em soluções de automação harmoniosas”, segundo resume Frank Blase. A empresa fabricante igus calcula que para a construção deste sistema individual, incluindo a respetiva programação, um custo total de 27.000 euros, sendo os componentes próprios uma quota-parte de um terço.

Figura 1. Agarrar – identificar – transportar – verificar – classificar – combinação da automação low cost e eficiente por meio de unidades lineares “drylin E”, a calha “pikchain” de circulação contínua e a articulação multiaxial “robolink”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Uma linha de montagem completa por 27.000 euros by cie - Issuu