Eletrónica versus Robótica

Page 1

robótica

20

Paula Domingues Formadora nas áreas de Eletrónica, Telecomunicações, Automação e Comando IEFP, Évora

ESPAÇO ELETRÓNICA INDUSTRIAL

Eletrónica versus Robótica O primeiro computador eletrónico e digital automático – o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) – surge na década de 40, mais precisamente em 1946, nos EUA. Com 30 toneladas de peso, este computador tinha a capacidade de realizar cerca de 4.500 cálculos por segundo. Foram necessárias 18.000 válvulas para a sua construção.

Quando áreas como a mecânica, a eletrónica, a informática e a automação se fundem, acabamos por beneficiar com inúmeras e úteis descobertas. Na medicina, na indústria ou até mesmo no uso doméstico, a tecnologia evoluiu de uma forma muito rápida, habituando-nos a um grau de conforto que há poucos anos não existia. A robótica engloba, de uma forma harmoniosa, várias áreas, entre as quais a eletrónica. A eletrónica é uma área da Física que se dedica ao estudo de componentes eletrónicos e, ao seu modo de funcionamento, tendo como objetivo o armazenamento, a transmissão e o processamento de sinais elétricos. A eletrónica tem conseguido inúmeros progressos, estendendo-se ao comando e controlo de máquinas industriais, sistemas de telecomunicações, domótica e informática. O avanço tecnológico devese fortemente ao desenvolvimento da eletrónica. A descoberta de vários componentes e a evolução dos já existentes permitiram que a tecnologia se instalasse de vez no nosso quotidiano. O telemóvel, o rádio, o MP3, o DVD, o computador, todos estes objetos fazem parte do dia a dia de qualquer um de nós, alguns deles tornando-se até numa ferramenta de trabalho indispensável. Todos nos habituámos rapidamente ao conforto da máquina de lavar, do aspirador, dos vidros elétricos do automóvel e seria para nós muito complicado ter de abdi-

car destes bens tão preciosos. A televisão transformou-se na companhia de todas as famílias, de todas as idades e de todas as classes sociais. Este é, sem qualquer dúvida, o meio de comunicação mais conhecido do mundo. Este aparelho tem sofrido ao longo dos anos uma grande evolução, acompanhando na íntegra o avanço das novas tecnologias. A grande diversidade de componentes eletrónicos, sensores e transdutores, permitem-nos controlar processos e servomecanismos que, de outra forma, não seria possível. Desde muito cedo, tomamos contacto com esta área. Atualmente, a eletrónica faz parte de qualquer quotidiano, desde o mais simples eletrodoméstico ao mais complexo sistema de controlo. A indústria eletrónica surgiu em 1922 e o seu consumo aumentou fortemente até 1960. Desde então, graças à expansão de técnicas de automatização a nível mundial, esta indústria tem vindo a desempenhar um papel muito importante na economia mundial. Em 1935, WatsonWatt criou o primeiro radar. Graças a este dispositivo eletrónico, a navegação aérea e marítima tornou-se mais simples e segura. A evolução dos computadores tem sido marcante. O primeiro computador mecânico foi criado em 1890 por Herman Hollerith (1860 – 1929). Em 1944 surge o primeiro computador eletromecânico – o MarkI; foi construído por Howard Aiken, media 11 m x 2,5 m e eram necessários cerca de 11 segundos para realizar um cálculo.

Em 1947, com a descoberta do transístor, as válvulas foram substituídas e a velocidade do computador aumentou.

A partir de 1950, a aplicação de circuitos integrados permitiu reduzir bastante o tamanho e o custo de um computador. Em 1974, a INTEL desenvolveu o primeiro microprocessador e em 1976, os americanos Steve Jobs (1955 – 2011) e Stephan Wozniak criaram o primeiro computador pessoal – o Apple I. Utilizando microprocessadores cada vez mais potentes, o computador transformou-se numa ferramenta de trabalho muito importante. Atualmente, os computadores realizam cálculos e operações com uma enorme rapidez e com um grande grau de complexidade, que manualmente não seria possível. Se pensarmos na importância que estes elementos têm em locais como instituições bancárias, escolas, industrias ou mesmo em repartições públicas, conseguimos perceber o papel da eletrónica na sociedade. O Japão dedicou-se, desde muito cedo, a esta área, desenvolvendo e aperfeiçoando aparelhos e dispositivos, muitas vezes exportados para a Europa.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.