Orduña garante a máxima eficiência em instalações fotovoltaicas também no setor industrial

Page 1

Orduña garante a máxima eficiência em instalações fotovoltaicas também no setor industrial

Suministros Orduña, como especialista em distribuição e soluções fotovoltaicas, explica como garantir a máxima eficiência de uma instalação fotovoltaica de autoconsumo e manter um LCOE fixo durante toda a vida útil da instalação.

A variabilidade dos preços da energia, as sobretaxas para a potência instantânea demandada, bem como as diferenças de custos em função dos tempos de utilização fazem da autogeração de energia com uma central fotovoltaica, a gestão energética da procura e acumulação, uma necessidade para manter a competitividade das empresas industriais.

Atualmente, o LCOE (Levelized Cost Of Energy) é especialmente importante como indicador dos custos de uma empresa. Seu controlo e previsibilidade são fundamentais.

A eficiência das instalações solares fotovoltaicas pode ser medida pela taxa de autoconsumo. Este indicador mostra o aproveitamento da produção de energia solar e, para a melhorar, há que salientar vários aspetos:

• Gestão da demanda de energia;

• A capacidade de autogerenciar os excedentes solares;

• Tempos de uso com base nos custos de energia por período de hora.

“É neste cenário que aparecem as vantagens da acumulação de energia a nível industrial”, comenta Javier Muñoz, Diretor Técnico da Suministros Orduña.

Orduña explica com um exemplo de uma instalação fotovoltaica com acumulação, executada em Castilla La Mancha, em cujo desenvolvimento participou junto com os fabricantes Ingeteam e Beeplanet Factory:

> Objetivo do sistema é maximizar o autoconsumo fotovoltaico da instalação.

Acumulação de energia no setor industrial

A instalação foi realizada em uma empresa do sector industrial cujo perfil de consumo é repetitivo.

Depois de estudar as necessidades energéticas do cliente final, foi definido que a solução óptima era a instalação de um sistema fotovoltaico de 500 kW de produção solar fotovoltaica com inversores Ingeteam 3play 100 TL, 100 kW de inversor de bateria através do armazenamento Ingeteam 3Play 100 storage e 126 kWh de acumulação em lítio do fabricante Beeplanet Factory.

O objetivo do projeto é maximizar o autoconsumo fotovoltaico. O sistema também permite trabalhar com estratégias peak‑shaving e gestão dos tempos de uso, carregando a bateria durante as horas de ponta e descarregando em momentos de pico. Veremos mais tarde.

O sistema de gestão e monitorização de energia é o próprio EMS da Ingeteam, com monitorização gratuita no Portal Ingecon Sun Monitor.

A instalação tem uma curva de consumo diário uniforme com picos de consumo, a cada 2 horas, de cerca de 200 kW para ter um consumo médio diário de 2200-2400 kWh/dia. O sistema apresenta uma cota de autoconsumo de 96% (utilização solar; antiderrame programado) e uma cota autárquica média de 42% devido ao elevado consumo no período não solar.

78 informação técnico-comercial
Figura 1 Interior do edifício com a instalação dos inversores de armazenamento Ingeteam 3play 100TL e 100TL juntamente com as baterias Beeplanet Factory. Figura 2 Monitorização instantânea da instalação solar com acumulação. Imagem do portal Ingecon Sun Monitor.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.