PUBLI-REPORTAGEM Schunk Intec, S.L. victor.marques@pt.schunk.com . www.pt.schunk.com
por Angela Coelho
A Inovação no sector da robótica tem nacionalidade alemã e chama-se SCHUNK A SCHUNK, empresa alemã fundada em 1945 por Friedrich Schunk, iniciou em 1966 a 1ª unidade de negócios de mordentes para buchas de torno. Mais tarde, em 1978, lançou no mercado produtos com aperto expansivo hidraúlico, sendo que, no ano de 1982 voltou a inovar com a criação de um programa de pinças e acessórios de robótica. Em 1988 a empresa alarga a sua oferta com um programa de sistemas de fixação estacionários. A partir de 1989 iniciou a expansão mundial que fez da SCHUNK o maior fabricante mundial de mordentes, líder de mercado na área de pinças e acessórios para robótica, assim como o maior fornecedor de portas ferramentas expansivos hidraúlicos com representantes em todo o mundo.
O ano de 2003 foi particularmente marcado por inovações com mais de dez novos produtos no mercado, entre eles o SINO-T e SRU. Em 2005 sucede o previsível: a SCHUNK recebe o prémio da revista técnica alemã “MaschinenMarkt” na categoria Ferramentas e Sistemas de Ferramentas.
ROTA, KONTEC, FUNDO e MAGNOS). A empresa possui o maior programa de mordentes standard do mundo com mais de 1200 tipos de mordentes e fabricação especial para todo o tipo de buchas de torno. No programa de buchas para torno a SCHUNK tem 7 gamas (Buchas manuais com troca rápida de mordentes, buchas convencionais, buchas pneumáticas, buchas automáticas, cilindros hidraúlicos, lunetas e soluções especiais). Dirige-se a variadíssimos segmentos de mercado, sendo o mais importante, sem dúvida, o sector da automação e o sector da maquinação de precisão de alta velocidade.
CRESCIMENTO INEVITÁVEL A nível mundial, a SCHUNK tem, actualmente, três centros de produção na Alemanha, um nos E.U.A. e o mais recente na China. Conta com 22 filiais e mais de 39 distribuidores comerciais em todo o mundo. A filial Ibérica “SCHUNK Intec, S.L.” instalou-se em Espanha no final do ano de 2001. Recentemente, a SCHUNK adquiriu mais 2 empresas: a GEMOTEC fabricante de tecnologia de montagem modular e módulos lineares com drives directos, e a MAG SYSTEMS fabricante Italiano de mesas magnéticas. Ampliando assim a sua gama de produtos.
A COOPERAÇÃO LOCAL COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO A SCHUNK realizou, no final de 2004 e início de 2005, um relevante projecto com a Universidade do Minho na área da Robótica Modular. Em meados de 2005 e meados de 2006 colaborou num projecto do Instituto Superior Técnico – Instituto de Sistemas e Robótica. A SCHUNK está actualmente envolvida em importantes projectos na área de robótica com as principais empresas nacionais, sendo cada vez mais solicitada para equipar as principais marcas de máquinas na indústria da maquinação de precisão.
FORTE REPRESENTATIVIDADE NO MERCADO PORTUGUÊS A SCHUNK comercializa em Portugal todo o programa de automação, sistemas de portas ferramentas, sistemas de fixação estacionários, mordentes para buchas de torno e buchas para torno. Na automação fornece módulos de agarre (pinças), módulos de giro, módulos lineares, acessórios de robótica, robótica modular, tecnologia de montagem modular e módulos lineares com drives directos. No programa de portas ferramentas a SCHUNK apresenta 5 gamas (TENDO, TRIBOS, SINO-T, SINO-R e CELSIO), já nos sistemas estacionários dispõe de 6 gamas (UNILOCK, TANDEM,
[78]
robótica
Em relação ao momento que o mercado português atravessa: “Finalmente vejo os empresários Portugueses receptivos a investir em novas tecnologias. Este processo leva o mercado nacional a tornar-se mais competitivo. Temos que continuar a automatizar as linhas de produção.“ declara Victor Marques, Delegado de Zona: Portugal, Galicia, Asturias e Extremadura. “Quando trabalhamos com uma marca de excelência ao nível de fiabilidade, perfeição em todas as áreas e espírito pioneiro a motivação em realizar é absoluta. O balanço que fazemos da presença da SCHUNK no mercado nacional é muito positivo, onde ocupamos uma clara liderança de mercado em sistemas de agarre com soluções fiavéis.”, afirma ainda Victor Marques.