Uma reflexão sobre a organização da Manutenção

Page 1

Luís Andrade Ferreira Prof. Associado c/ Agregação, DEMEGI/FEUP lferreir@fe.up.pt

Artigo Técnico

Uma Reflexão sobre a Organização da Manutenção INTRODUÇÃO A organização de um serviço de manutenção deve responder às necessidades da empresa definidas através da estratégia de manutenção entretanto seleccionada para o parque de equipamentos a manter. Essa definição estratégica tem naturalmente a ver com a resposta fundamentada às questões tradicionais da manutenção[1]: • Que e quanta informação deve ser recolhida e analisada para cada sistema em análise? Haverá informação “descartável” ou mesmo desnecessária? • O quê e quem? Isto é, quais as tarefas que devem ser efectuadas no interior da empresa ou que devem ser sub-contratadas? Esta questão aparece ligada às tendências verificadas nos últimos tempos na gestão das empresas, com o intuito de dirigir estas para o seu “core business”, o que leva muitas vezes a uma re-engenharia dos processos e a um “downsizing” importante de quadros das empresas. Há neste caso um cada vez maior recurso à contratação externa de prestação de serviços (“outsourcing”). • Qual a influência que a manutenção deve ter na selecção e na instalação de novos sistemas produtivos ou equipamentos? A análise dos LCC (“Life-cycle Costs”) de equipamentos anteriores, assim como o seu desempenho técnico, é relevante? Muito, pouco?

de Vida (“Life Cycle Cost” – LCC) dos equipamentos produtivos. O LCC inclui todos os custos que sejam considerados como possíveis. Cada caso de estudo deve ser analisado, tendo em vista as suas particularidades. A sequência de análise pode ser a apresentada na Figura 1.

Necessariamente, as estratégias a adoptar terão como intenção melhorar o “output” global das empresas e estarão relacionadas com a análise LCC feita aos equipamentos em questão. Fundamental para o desenvolvimento de uma estrutura organizacional é a consideração das capacidades e atitudes dos meios humanos envolvidos e a criação de uma rede de actividades em que cada um possa desempenhar com êxito as tarefas que lhe estão atribuídas. Só assim será possível implementar verdadeiramente a estratégia seleccionada (RCM, TPM, Terotecnologia,...), pois só assim as pessoas se sentirão motivadas para desempenhar as suas tarefas. Se estas não estiverem de acordo com as capacidades dos executantes, então estes tenderão rapidamente a sentirem-se desmotivados e a estrutura não responderá às necessidades de manutenção da empresa. A abordagem à estruturação do trabalho de manutenção, com uma correcta distribuição das cargas de trabalho e das competências, é fundamental para o sucesso de uma organização da manutenção e da estratégia adoptada.

ABORDAGEM LCC – METODOLOGIA DE ANÁLISE Antes de iniciarmos a abordar a temática da Organização da Manutenção, é conveniente realçarmos a importância económica desta actividade, normalmente inserida na Gestão de operações das organizações. A melhor forma de o fazer será verificar o peso que a Manutenção tem no Custo de Ciclo

‘6 · MANUTENÇÃO

Figura 1 . O processo de realização do LCC


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Uma reflexão sobre a organização da Manutenção by cie - Issuu