Comunicação e eletrónica industrial
Muito haveria a dizer sobre este novo desafio, mas de uma forma muito resumida, pretende-se tornar tudo digital e online, para se poder obter o máximo de informação, para posterior análise, decisão e controlo. Esta revolução assenta em alguns "estrangeirismos" que já se tornaram quase palavras do nosso dicionário, nomeadamente: BigData, Advanced analytics, Cloud Computing e IoT (Internet of Things)
especialistas que as vão concretizar, quer na escolha dos componentes ideias para cada indústria. O preço também poderá ser um fator limitativo e até decisivo, mas uma decisão deve ser ponderada acima de tudo pelo retorno a longo prazo que pode trazer para a empresa.
Outros aspetos importantes devem também ser levados em consideração, nomeadamente:
Fernando Ribeiro Prof. da Universidade do Minho
Cada vez mais as decisões são baseadas na informação existente, sendo por isso esta informação cada vez mais importante e valiosa. Assim, há uma tendência cada vez maior para registar todos os dados possíveis, sendo isso alcançável apenas quando feito de uma forma automática, eficiente e sustentada, recorrendo a meios digitais. Isto passa-se não apenas na sociedade em geral, mas especialmente na indústria. A digitalização é um dos pontos principais de uma nova revolução industrial, a 4.ª revolução industrial, mais conhecida por Indústria 4.0.

A utilização da eletrónica industrial é uma ferramenta fundamental para alcançar esse objetivo tão importante, desde os sensores mais modernos necessários para uma aquisição de dados mais eficiente e fiável, passando por processadores ou microcontroladores de baixo consumo e maior capacidade computacional capazes de uma tomada de decisão efetiva, passando ainda pelos atuadores mais robustos e eficientes que acionarão determinados dispositivos baseados nas decisões tomadas, e considerando ainda a cloud onde os dados serão armazenados, disponibilizados e até por vezes com algum pré-processamento.
Automatizar é por isso a palavra-chave, para que a indústria Portuguesa acompanhe esta revolução industrial. Mas deve ser pensada, planeada, e de preferência integrada com o sistema de produção atual. Há muitas soluções no mercado, mas estas mudanças devem ser feitas com todo o cuidado, quer na escolha dos
• Segurança dos dados - Uma vez que a informação fica online, há que levar em consideração os cuidados necessários relativamente à segurança dos dados, uma vez que existem muitas tentativas de apropriação por parte de Hackers. A sua segurança passa também por manter a sua integridade, uma eventual confidencialidade, bem como a sua própria existência, podendo mesmo ser necessário um histórico de acessos.
• Rapidez na comunicação - dependendo do tipo de aplicação, os dados podem ter de ser acedidos/transmitidos com determinada velocidade, a qual pode por em causa determinada atuação, caso esse requisito não seja cumprido.
A eletrónica industrial está cá para automatizar de forma mais otimizada e a menor custo, o que permitirá uma produção mais eficiente, aumentando assim a competitividade das empresas.