Aquisição de dados, supervisão e controlo
3.ª Parte
EXPLORAÇÃO DE MEDIDAS E AUTOMAÇÃO (MAX)
O explorador MAX é utilizado em listagens, configuração e para a identificação do software e do hardware que estamos a utilizar. Podemos aceder a esta informação de diferentes formas: a) Através do ícone criado por defeito na área de trabalho; b) Através do menu início do Windows, acedendo ao grupo National Instruments; c) Do LabVIEW utilizando-se Tools >> Measurement and Automation Explore
A janela de configuração é apresentada na Figura 1.
AUTOMAÇÃO E CONTROLO
Figura 1. Measurement & Automation Explorer (Fonte: NI).
Na Figura 1, à esquerda, podemos encontrar a janela de Configuração (Configuration) que permite a exploração dos distintos dispositivos instalados. Esta permite visualizar os drivers e programas que se encontram a correr no nosso PC (My System) ou remotamente (Remote Systems). Toda a informação é obtida de acordo com as seguintes seleções:
• Data Neighborhood – cria canais virtuais e tarefas nos nossos dispositivos;
• Devices and Interface – configura os dispositivos de interface instalados no equipamento;


• Software – mostra, abre e atualiza o software da National Instruments instalado;

• VI – configura os drives de instrumentos IVI.
Há que considerar, no entanto, que o acesso a todas estas opções está dependente dos dispositivos interligados. Assim, o acesso e visualização das diversas categorias, por exemplo, Data Neighborhood y Scales só será possível se se encontrar instalado um dispositivo de aquisição de dados (DAQ). Este procedimento, como seria de esperar, também se estende a todas as outras categorias que não se encontrem instaladas. Por outro lado, se selecionarmos dentro da subpasta Devices and Interfaces um dispositivo que se encontre instalado e pressionarmos o botão Test Panels aparecerá uma janela, como por exemplo a apresentada na Figura 2, que permitirá a configuração dos distintos tipos de entradas e saídas, ganhos, entre outros. A janela de teste permite, ainda, visualizar os sinais recolhidos pelos diversos canais, comprovando o seu correto funcionamento.
Figura 2. Test Panels no MAX (Fonte: NI).
ASSISTENTE DE DAQ
É um assistente em forma de VI Express que permite criar, configurar e executar tarefas (Figura 3). Este assistente pode ser acedido por: a) Measurements I/O >> DAQ mx Data Acquisition e b) Express >> Input

Figura 3. Ícone de assistência de DAQ (Fonte: NI).
Assim, ao se colocar o ícone no diagrama de blocos aparece automaticamente um assistente de configuração como o que se apresenta na Figura 4 à esquerda. Nesta janela define-se o tipo de medidas a realizar (analógicas, digitais, entre outros) permitindo, posteriormente, a seleção do canal a utilizar (Figura 4, à direita).
Figura 4. Assistente para a seleção dos sinais de entrada e saída e dos canais (Fonte: NI).
Após a seleção do canal surge uma nova janela (Figura 5), que permite configurar a aquisição e a modificação de parâmetros como o ganho de entrada, tipo de entrada, etc. Por outro lado e de igual modo, que no MAX, também se mostra a pasta Connection Diagram na qual é apresentada, esquematicamente, a forma correta de realizar as ligações. Depois de terminada a configuração é possível aceder ao sinal através do ícone inserido no diagrama de blocos.