Aquisição de dados, supervisão e controlo (3.ª Parte)

Page 1

Aquisição de dados, supervisão e controlo

3.ª Parte

EXPLORAÇÃO DE MEDIDAS E AUTOMAÇÃO (MAX)

O explorador MAX é utilizado em listagens, configuração e para a identificação do software e do hardware que estamos a utilizar. Podemos aceder a esta informação de diferentes formas: a) Através do ícone criado por defeito na área de trabalho; b) Através do menu início do Windows, acedendo ao grupo National Instruments; c) Do LabVIEW utilizando-se Tools >> Measurement and Automation Explore

A janela de configuração é apresentada na Figura 1.

AUTOMAÇÃO E CONTROLO

Figura 1. Measurement & Automation Explorer (Fonte: NI).

Na Figura 1, à esquerda, podemos encontrar a janela de Configuração (Configuration) que permite a exploração dos distintos dispositivos instalados. Esta permite visualizar os drivers e programas que se encontram a correr no nosso PC (My System) ou remotamente (Remote Systems). Toda a informação é obtida de acordo com as seguintes seleções:

• Data Neighborhood – cria canais virtuais e tarefas nos nossos dispositivos;

• Devices and Interface – configura os dispositivos de interface instalados no equipamento;

• Software – mostra, abre e atualiza o software da National Instruments instalado;

• VI – configura os drives de instrumentos IVI.

Há que considerar, no entanto, que o acesso a todas estas opções está dependente dos dispositivos interligados. Assim, o acesso e visualização das diversas categorias, por exemplo, Data Neighborhood y Scales só será possível se se encontrar instalado um dispositivo de aquisição de dados (DAQ). Este procedimento, como seria de esperar, também se estende a todas as outras categorias que não se encontrem instaladas. Por outro lado, se selecionarmos dentro da subpasta Devices and Interfaces um dispositivo que se encontre instalado e pressionarmos o botão Test Panels aparecerá uma janela, como por exemplo a apresentada na Figura 2, que permitirá a configuração dos distintos tipos de entradas e saídas, ganhos, entre outros. A janela de teste permite, ainda, visualizar os sinais recolhidos pelos diversos canais, comprovando o seu correto funcionamento.

Figura 2. Test Panels no MAX (Fonte: NI).

ASSISTENTE DE DAQ

É um assistente em forma de VI Express que permite criar, configurar e executar tarefas (Figura 3). Este assistente pode ser acedido por: a) Measurements I/O >> DAQ mx Data Acquisition e b) Express >> Input

Figura 3. Ícone de assistência de DAQ (Fonte: NI).

Assim, ao se colocar o ícone no diagrama de blocos aparece automaticamente um assistente de configuração como o que se apresenta na Figura 4 à esquerda. Nesta janela define-se o tipo de medidas a realizar (analógicas, digitais, entre outros) permitindo, posteriormente, a seleção do canal a utilizar (Figura 4, à direita).

Figura 4. Assistente para a seleção dos sinais de entrada e saída e dos canais (Fonte: NI).

Após a seleção do canal surge uma nova janela (Figura 5), que permite configurar a aquisição e a modificação de parâmetros como o ganho de entrada, tipo de entrada, etc. Por outro lado e de igual modo, que no MAX, também se mostra a pasta Connection Diagram na qual é apresentada, esquematicamente, a forma correta de realizar as ligações. Depois de terminada a configuração é possível aceder ao sinal através do ícone inserido no diagrama de blocos.

16
robótica
Adriano A. Santos Departamento de Engenharia Mecânica Politécnico do Porto

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.