Siemens Automation Days Moldar a transformação digital da Indústria 4.0
por Marta Caeiro
robótica
104
reportagem
“Num mundo cada vez mais digital, a indústria não é exceção. Todos os dias surgem novos desafios, mas também grandes oportunidades, e é fundamental que as empresas percebam qual o caminho a percorrer para não perderem o comboio da era digital”.
Em declarações à revista “robótica”, António Silva Amaral recorda os propósitos iniciais deste evento, salientando também o impacto da 4.ª Revolução Industrial na esfera industrial: “O Automation Days foi desenhado para ser um evento interno e de cariz tecnológico. Todavia, esta edição de 2017 é particularmente inovadora porque estamos a viver esta era da 4.ª Revolução Industrial e da Digitalização, o que tem também impacto na esfera industrial e vai revolucionar bastante a forma de estar das empresas no amanhã”. Para o responsável de Automação da Siemens, o importante, conforme nos referiu, “é ver a digitalização como uma oportunidade para crescermos amanhã e termos mais competitividade no nosso tecido industrial português. Há que tentar, com a revolução
industrial cimentada com a tecnologia, novos modelos de negócio para recuperar a competitividade, trazendo a tecnologia de volta para a Europa”. Quando questionado acerca do caminho para a Siemens se tornar uma empresa digital, Silva Amaral aponta o “aumento da competitividade da cadeia de valor nas nossas indústrias” como uma das estratégias mais eficientes da empresa. Paralelamente, acrescenta a importância de “adotar uma série de softwares e portefolios que acrescentem valor nas nossas indústrias; reduzir o time-to-market, aumentar a qualidade com os softwares apropriados – e a Siemens de facto tem, nessa matéria, uma visão única ao longo de toda a cadeia; não esquecer a eficiência produtiva; fazer auditorias energéticas apropriadas; reduzir os custos da produção e aumentar a vantagem competitiva”.
A Siemens realizou nos dias 30 de maio e 1 de junho mais uma edição dos Siemens Automation Days. Sob o lema “Set the pace for digitalization!” (Definir o ritmo da digitalização!), este é um evento que pretende dar a conhecer as soluções que tornam o mundo digital numa realidade, permitindo às empresas reduzir o tempo de chegada ao mercado, ampliar a flexibilidade da produção customizada, aumentar a qualidade dos produtos e serem mais eficientes, ao mesmo tempo que se tornam cada vez mais seguras. Numa era em que existem desafios sem precedentes e também grandes oportunidades, uma pergunta lidera a palestra: ‘Qual o caminho para se tornar uma empresa digital?’. A revista “robótica” juntou-se à equipa Siemens, seguindo o evento no lugar do Freixieiro, freguesia de Perafita, no dia 1 de junho. António Silva Amaral, responsável de Automação da Siemens, começou com os devidos agradecimentos, perante uma audiência atenta. “Vamos trabalhar
Em jeito de conclusão, Silva Amaral afirma: “O desafio é sempre o mesmo: sermos inteligentes para inovar de forma disruptiva, para estarmos à frente continuamente”.