Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A. Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871 weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt
Os sistemas de controlo e processos de automação estão cada vez mais complexos devido às exigências crescentes na aquisição de dados de produção e ao número de instrumentos de medição em campo, que não para de aumentar, apesar da limitação nos espaços. Estas situações apresentam-se como desafios para os engenheiros: por um lado, é necessário ligar e processar mais sinais para atender as exigências da automação; por outro, a exigência de espaço significa um aumento nos custos.
robótica
98
informação técnico-comercial
Conetores de derivação e distribuição de sinais e energia PRV e PPV
Figura 1. Os conetores de derivação e distribuição de energia PRV e PPV da Weidmüller foram fabricados especialmente para centrais elétricas e aplicações em engenharia de processos. Os conetores múltiplos de 16 vias produzidos com a tecnologia de conexão “PUSH IN” distribuem mais de 1700 sinais por metro.
Para superar estes desafios, a Weidmüller responde a estas necessidades lançando os novos bornes de distribuição de sinais e energia PRV e PPV, fabricados com a tecnologia de conexão “PUSH IN”. As duas linhas de produtos correspondem aos conceitos de conexão de fios e cabos nos ambientes de indústrias de processo, e foram otimizadas especificamente para implementação em caixas de distribuição e armários elétricos. Os conetores PRV e PPV promovem a derivação e a distribuição simples e precisa dos sinais elétricos, em conjunto com exigências de espaços pequenos para instalação.
A linha de produtos PRV é composta por distribuidores de energia de quatro e oito níveis, além dos inovadores conetores de 16 níveis. Este modelo compacto possui 64 ligações por borne, permitindo distribuir 1700 sinais por metro. Os conetores de derivação e distribuição de energia PRV e PPV são fabricados com a tecnologia de conexão “PUSH IN” que vem combater as existentes até ao momento: “wire-wrap” e “TERMI-POINT”, que não oferecem proteção contra curtos-circuitos acidentais, sendo esta uma das principais vantagens da tecnologia “PUSH IN”. A dupla conexão em cada ter-
minal garante ainda distribuição de energia de forma simples, servindo também como um ponto de medição e testes. A conexão “PUSH IN” facilita ainda a conexão dos cabos de ligação do condutor previamente preparado, criando uma ligação com força suficiente para fixação eficaz do condutor, à prova de vibrações. Comparada às outras tecnologias de conexão, permite uma densidade de fios e cabos muito maior, em conjunto com uma fácil identificação. A clara identificação por coordenadas, e dispositivos de operação codificados por cores diferentes, garantem a orientação ideal para a instalação ao ampliar o sistema ou realizar serviços de manutenção, facilitando as disposições dos conetores e, consequentemente, distribuições de sinal sem erros. Os conetores de derivação e distribuição de energia PRV e PPV da Weidmüller possuem ainda um design compacto especial e exclusivo em “V”. O design do barramento em “V” compensa a diferença dos graus de dilatação dos materiais da ponte de conexão, do terminal plástico e da barra de cobre. Mesmo em caso de oscilações de temperatura ou variação nas condições climatéricas, o borne garante resistência estável e de baixo contacto. O encaixe da base evita que o borne fique sujeito a pressões excessivas durante a sua instalação, além de garantir que é fixado com firmeza na calha de montagem. Apesar das tecnologias alternativas disponíveis, como entradas/saídas remotas e soluções de barramento no local, as conexões de sinais de entrada e saída são muitas vezes feitas por meio de réguas de bornes instaladas na platine dos quadros elétricos e de distribuição. As seguintes vantagens são argumentos a favor do uso dos bornes: são resistentes, a sua tecnologia de conexão é simples e facilitam a construção de sistemas elétricos com uma disposição clara.