Variadores de velocidade: uma ferramenta IIoT que beneficia os fabricantes de máquinas e o processo

Page 1

António Varandas Marketing & Business Development Industry Manager Schneider Electric Portugal

A produção industrial, num esforço para permanecer globalmente competitiva, enfrenta múltiplos desafios, incluindo a procura aleatória e variável, personalização em massa, expetativas elevadas de produtividade/resultados, e consistência de elevada qualidade. Os fabricantes de máquinas que os apoiam enfrentam o seu próprio conjunto de desafios. No ambiente competitivo atual tornou-se um fator diferenciador o facto da capacidade das máquinas se adaptarem, continuamente, às mudanças exigidas pelos utilizadores finais.

robótica

14

vozes de mercado

Variadores de velocidade: uma ferramenta IIoT que beneficia os fabricantes de máquinas e o processo produtivo

Para os fabricantes de máquinas, o sucesso depende da sua capacidade de construir máquinas com um desempenho melhorado, em termos de velocidade de produção e qualidade de resultados. Arquiteturas flexíveis são necessárias para responder às especificidades dos utilizadores finais e a conetividade é uma funcionalidade fundamental para a integração do equipamento numa infraestrutura onde necessitem de dar uma resposta adequada ao conceito da Industrial Internet of Things (IIoT). Por fim, mas não menos importante, as máquinas não devem comprometer a segurança do operador. Responder a estes novos desafios

nente de automação que controla e regula a velocidade e força rotacional, ou binário, de um motor elétrico. Os variadores de velocidade estão a alterar a forma como os processos mecânicos orientados para o movimento, tais como o embalamento, manipulação, encaminhamento e elevação de materiais, são geridos. Para o controlo de movimentos mecânicos é fundamental o recurso a tecnologias de acionamento com a capacidade de controlar motores rapidamente, garantindo fluxos de corrente suficientes e com capacidade para repetir tarefas durante um determinado processo, com a precisão requerida. O controlo preciso de movimentos mecânicos nestas áreas de aplicação resulta nos

tornou-se mais simples graças às recentes

seguintes benefícios:

evoluções dos variadores de velocidade.

Um variador de velocidade é um compo-

Eficiência – De acordo com a Administração de Informação Energética

dos EUA, a indústria representa mais de 40% do consumo mundial de eletricidade. No setor industrial, os motores elétricos consomem mais de metade do total do consumo energético. Hoje em dia, os motores síncronos são mais utilizados em aplicações industriais do que os motores de indução, devido à maior eficiência energética e a uma maior capacidade dinâmica. Os variadores de velocidade podem controlar motores de indução IE2, IE3, IE4, motores de relutância e motores síncronos e são mais eficientes do que os tradicionais métodos de arranque direto. Dependendo da aplicação, com um variador de velocidade é possível conseguir uma economia energética até 30%, função do perfil de binário necessário. Em cenários de arranque direto, o motor funciona na frequência nominal sem possibilidade de controlo sobre a velocidade do motor. Além disso, os métodos de arranque/ paragem direta geram um elevado esforço mecânico no equipamento, reduzindo significativamente a vida útil do equipamento. As aplicações com variadores de velocidade fornecem uma proteção térmica ao motor e o binário necessário e adequado a cada arranque, reduzindo simultaneamente o esforço mecânico do sistema e o consumo energético resultando, portanto, numa maior eficiência de todo o processo. Segurança – Nas aplicações de corte de material, normalmente com velocidades muito elevadas, as funções de paragem de emergência – que colocam a máquina num estado operacional seguro no menor tempo possível – contribuem para evitar acidentes e aumentar a produtividade.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.