nota técnica
mobilidade elétrica – que soluções? Josué Morais, Diretor Técnico
136
113
115 117 119
123 125
127 129
A primeira revolução industrial começou com a introdução da máquina a vapor e a industrialização dos processos produtivos. Nessa altura, por volta de 1769, construíram-se os primeiros automóveis com tração realizada por máquina a vapor. Seguidamente, em 1867, construíram-se os primeiros automóveis com motor de combustão interna utilizando um gás combustível, a que se seguiu em 1885 o primeiro veículo com motor a gasolina.
nota técnica mobilidade elétrica – que soluções? reportagem M&M Engenharia Industrial apresenta a nova versão da plataforma EPLAN case-study casas conectadas Legrand com Valena Life with Netatmo substituição de iluminação em áreas desportivas soluções para o local de trabalho informação técnico-comercial JUNG Portugal: ambientes de luz para conectar a moderna iluminação para lojas da LEDVANCE exibe os produtos na perfeição M&M Engenharia Industrial: versão 2.9: a mais recente da plataforma EPLAN Rittal lança nova linha de caixas AX e KX
131
formação fator de potência
135
ITED redes de cabos coaxiais
Alguns anos mais tarde, já no século XX, apareceram os primeiros veículos de tração por motor elétrico de corrente contínua, que perduraram por um período de tempo efêmero, desaparecendo em seguida e até ao século XXI. Atualmente assistimos a nova investida dos veículos com tração por motores elétricos, com novas soluções, fruto da enorme evolução da eletrónica de potência que possibilita variaIFX TUऋघJX ST HTSYWTQT J SF JܪHNऎSHNF J UWJXYFऋघJX ITX RTYTWJX JQऍYWNHTX 9FRGऍR ST VZJ IN_ WJXUJNYT FTX RTYTWJX JQऍYWNHTX VZFSIT XJ FZLZWF[F T ܪR TX RTYTWJX de corrente contínua nos sistemas industriais, devido à facilidade em controlar eletronicamente os de corrente alternada, eis que alguns fabricantes de automóveis “ressuscitaram” os motores de corrente contínua pela simplicidade do seu controlo e passaram a utilizá-los. Ainda assim, o motor trifásico de indução em “gaiola de esquiloѧ HTSYNSZF F XJW F RअVZNSF RFNX ܪअ[JQ VZJ T ser humano já construiu e continua a ter a primazia, sendo assim o tipo de motor mais utilizado. Temos ainda a questão da alimentação de energia elétrica nos veículos. As baterias de acumuladores, baseadas em iões de lítio, possuem autonomia que ainda não responde às necessidades da mobilidade atual. Existem indicações de que uma nova bateria surgirá em breve, trazendo uma autonomia que se aproximará da dos atuais veículos com motor de combustão interna. *SYWJYFSYT UJWܪQF XJ TZYWF XTQZऋइT UFWF F FQNRJSYFऋइT JQऍYWNHF ITX [JऑHZQTX FX UNQMFX IJ energia. Seria uma solução mais “leve”, pois o elevado peso das baterias de acumuladores seria substituído por um reservatório de hidrogénio com peso em torno duas dezenas de quilos. Esta solução precisa de hidrogénio para o funcionamento da pilha de energia, cujo preço de produção é ainda muito elevado e não sustentável. Fala-se da eventual construção de uma central fotovoltaica em Sines para apoio da produção sustentável de hidrogénio. Persiste a dúvida relativamente à tecnologia que iremos utilizar em maior escala na alimentação elétrica dos veículos: baterias de lítio ou pilha de energia? Aguardemos! O futuro é elétrico!
www.oelectricista.pt o electricista 71
112