nova gama ITED4 da TEV

Page 1

115

dossier sobre projeto eletrotÊcnico de infraestruturas de telecomunicaçþes

nova gama ITED4 da TEV O desenvolvimento das atividades econĂłmicas e sociais, os enormes progressos tecnolĂłgicos verificados e as novas exigĂŞncias decorrentes do ambiente concorrencial estabelecido em Portugal, impuseram a necessidade de formular novas regras para o projeto, instalação e gestĂŁo das Infraestruturas de Telecomunicaçþes em EdifĂ­cios (ITED). Na elaboração das regras constantes do referido manual, foram ainda tidas em conta algumas necessidades sentidas pelo mercado das infraestruturas, ao longo dos Ăşltimos anos, bem como a preparação para tecnologias emergentes, sendo a marca TEV uma referĂŞncia nas soluçþes que disponibiliza para este mercado. Para alĂŠm das normas tĂŠcnicas, de caracter mĂ­nimo e obrigatĂłrio, THFXNTSFQRJSYJ J IJ[NIFRJSYJ NIJSYN‍ܪ‏HFIFX F RFWHF 9*; FUWJXJSYF recomendaçþes que incluem um conjunto de procedimentos considerados como boas prĂĄticas, as quais, nĂŁo sendo vinculativas, tĂŞm por ‍ܪ‏SFQNIFIJ UJWRNYNW FTX UWTOJYNXYFX J NSXYFQFITWJX JSHTSYWFW RJQMTWJX soluçþes para o projeto e para a instalação. Existem dois PD (ponto de distribuição) tĂ­picos num edifĂ­cio, o ATE e o ATI. Neles se instalam os dispositivos e equipamentos que permiYJR F ‍܍‏J]NGNQN_FऋइT IFX QNLFŕ¤‹ŕ¤˜JX UJWRNYNSIT F NSYJWQNLFऋइT IFX WJIJX IT edifĂ­cio com as redes provenientes dos operadores ou da urbanização, no caso do ATE, ou permitindo a escolha do sinal que se quer transmitir para cada Tomada de Telecomunicaçþes (TT), no caso do ATI.

ARMà RIO DE TELECOMUNICAÇÕES DE EDIF�CIO – ATE

O ATI deve ter, obrigatoriamente, espaço para albergar no seu interior equipamentos ativos, como conversores eletro-Ăłticos (ONT), routers, switch RTIJR TZ FRUQN‍ܪ‏HFITW IJ (&9; 2&9; 54* JSYWJ outros. O ATI contĂŠm obrigatoriamente 3 RC: RC-PC (pares de cobre), 7( (( HFGT HTF]NFQ J 7( +4 ‍ܪ‏GWF खYNHF O ATI deve estar equipado, no mĂ­nimo, com uma tomada elĂŠtrica com terra, alimentada a partir de um circuito do quadro elĂŠtrico do fogo, no entanto a marca TEV com vista a necessidade de aplicação de vĂĄrios equipamentos ativos dentro do mesmo, equipou todos os seus ATI da gama mega com um bloco de duas tomadas de 230 V. Para fazer face Ă s ligaçþes equipotenciais o ATI vem equipado com um barramento de terra com 6 pontos de ligação de secção nominal de 2,5 mm2. O ATI deve apresentar um espaço para a instalação de equipamentos ativos. Esse espaço deve possuir um volume Ăştil de 5 dm3. A TEV apresenta duas soluçþes de ATI, uma versĂŁo em termoplĂĄstico – gama E (de embutir) e outra em metal – Gama Mega em duas versĂľes de instalação, embutir e saliente.

Figura 2. Refs: ISM2R12PC8CC - ATI Gama Mega saliente.

O ATE ĂŠ um PD constituĂ­do por um compartimento e pelos respetivos equipamentos e dispositivos alojados no seu interior. O ATE faz parte integrante da rede coletiva dos edifĂ­cios. A TEV disponibiliza o ATE segundo o ITED3 e ITED4 na versĂŁo de embutir e saliente, cumprindo os requisitos sem e com fechadura tipo Rita.

Figura 3. Refs: IM2R12PC8CC.KIT + IM2CX - ATI Gama Mega de embutir.

Figura 1. Ref.: I(S)MV2ATE.

ARMĂ RIO DE TELECOMUNICAÇÕES INDIVIDUAL – ATI O ATI ĂŠ um PD constituĂ­do por um bastidor ou em alternativa por uma ou vĂĄrias caixas, e pelos respetivos repartidores de cliente (RC), alojados no seu interior, permitindo a interligação entre a rede coletiva, ou de operador, e a rede individual de cabos. O ATI faz parte da rede individual das ITED. www.oelectricista.pt o electricista 72

A ter em atenção, que no caso de o ATI ser constituĂ­do por caixas separadas, a tomada elĂŠtrica deverĂĄ ser instalada no espaço destinado a equipamentos ativos. As caixas que constituem o ATI devem estar interligadas, no mĂ­nimo, por 2 tubos de Ă˜40 mm, ou o equivalente em calha. As saĂ­das nĂŁo utilizadas dos derivadores e repartidores de sinal de[JR XJW YJWRNSFIFX HTR HFWLFX IJ NRUJIआSHNF HFWFHYJWऑXYNHF IJ Čš Nos SCI, onde chegam 2 cabos coaxiais ao ATI (CATV e S/MATV), caso exista um Ăşnico repartidor coaxial, o cabo nĂŁo ligado deve ser YJWRNSFIT HTR ZRF HFWLF IJ NRUJIआSHNF HFWFHYJWऑXYNHF IJ Čš HTR o eventual recurso a uma uniĂŁo F-F. Recomenda-se a utilização de conetores F fĂŞmea na instalação do RG-CC.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
nova gama ITED4 da TEV by cie - Issuu