TABELA COMPARATIVA
revista técnico-profissional
o electricista
132
Filipe Pereira
colectores solares térmicos Os colectores solares instalados nos telhados convertem a luz, que penetra através dos vidros (radiação de onda-curta), em calor. Estes colectores estabelecem a ligação entre a energia proveniente do sol e os utilizadores de água quente. O calor é gerado pela absorção dos raios solares através de uma placa metálica que se comporta como um corpo negro – a placa absorsora. Esta é a componente mais importante do colector. Na placa absorsora está incorporado um sistema de tubos que serve para transferir o calor gerado, para o fluido de transferência térmica, que por sua vez flui para o tanque de armazenamento de água quente. Geralmente este calor é transferido para a água potável através de um permutador de calor.
Figura 1
Normalmente, um colector solar é constituído não só pela superfície absorsora mas também por elementos de protecção térmica e mecânica da mesma (Figura 1). Existem diversos tipos de colectores solares térmicos, diferindo na protecção térmica que utilizam, na utilização, ou não, de concentração e adequados a diferentes temperaturas de utilização (Figura 2). É possível prever o comportamento térmico de um colector solar a partir das características obtidas em ensaios (por exemplo: Rendimento Óptico - F´d0 e Factor de Perdas - F´UL). Na seguinte Tabela comparativa poderão observar as características mais importantes num colector solar-térmico. Estas têm de ser fornecidas pelo fabricante.
Figura 2
BIBLIOGRAFIA http://www.cienciaviva.pt/rede/himalaya/home/guia6.pdf Guia para Instaladores de Colectores Solares – Água Quente Solar/DGEE SOLAR TÉRMICO - MANUAL SOBRE TECNOLOGIAS, PROJECTO E INSTALAÇÃO - programa ALTENER