DOSSIER
revista técnico-profissional
82
o electricista Alexandre Chamusca Engenheiro de Sistemas de Segurança
sistemas electrónicos de segurança {ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO}
Os diferentes meios de comunicação dos sistemas electrónicos de segurança são fundamentais para adaptar as soluções às condições de instalação do local a proteger. Conhecer o princípio de funcionamento de cada um desses meios é fundamental para compreender e avaliar a versatilidade e eficácia de cada sistema de segurança. Existem sempre várias hipóteses de realizar uma instalação técnica de segurança. São sempre possíveis várias soluções para uma mesma aplicação. Tudo depende do objectivo da instalação. Uma tecnologia, um sistema, um produto, pode ser ideal para uma determinada aplicação e ser completamente despropositado para outra. É importante conhecer as principais tecnologias já disponíveis no mercado mundial, para se poder aconselhar, projectar e instalar convenientemente, o que de melhor se aplica caso a caso.
› Rede Eléctrica › Cablagem Coaxial › Cablagem de Baixa Tensão › Rádio Frequência › Infravermelhos
Cada fabricante propõe, usando uma determinada tecnologia, um sistema e uma linha de produtos que ele considera mais indicada para o seu mercado. No entanto, se por um lado são evidenciadas só vantagens, é óbvio que todos os sistemas também têm as suas desvantagens. É, consoante as aplicações e o grau de integração que elas exigem que é possível encontrar um compromisso satisfatório entre aquilo que se pretende e aquilo que se propõe. É tudo uma questão de escala e de preço.
O conceito é simples: recorre-se a um pequeno sinal de potência que existe na rede eléctrica das nossas casas, modula-se esse sinal numa alta frequência e injecta-se de novo na rede eléctrica, através de um módulo emissor. Do outro lado da instalação, está um módulo receptor, sintonizado para sinais modulados de alta frequência, podendo assim ser programado para responder a um determinado impulso. Isto dá-nos a possibilidade de enviar e receber sinais entre vários aparelhos que estejam simplesmente ligados à rede eléctrica da casa. O problema de se comunicar pela rede eléctrica é ficar-se sujeito aos “ruídos” que essa rede possa ter. Basicamente, os “ruídos” são
São 5 os principais meios de comunicações empregues nos sistemas electrónicos de segurança:
1› REDE ELÉCTRICA O sistema que usa a rede eléctrica para comunicar é, sem dúvida, o que acarreta menor investimento, uma vez que permite instalar os equipamentos em casas já construídas.
os sinais eléctricos indesejáveis que podem eventualmente existir na mesma rede eléctrica a par com os sinais desejados. Podem ser várias as fontes de “ruídos” nas redes eléctricas: › De uma forma geral, a cablagem da rede eléctrica das casas não é blindada e pode captar alguns tipos de “ruídos”, como se se tratasse de uma antena (interferências electromagnéticas). › As cablagens podem, por vezes, ser afectadas por aparelhos ou sistemas que lhes estejam ligados. Exemplos: Intercomunicadores sem fios, motores eléctricos, luzes fluorescentes ou qualquer outro dispositivo que crie um campo electromagnético suficientemente forte enquanto funciona. É por isso que os sistemas que usam a rede eléctrica para comunicar possuem filtros que eliminam os sinais indesejáveis. É também para evitar interferências com os vários tipos de ruído que, geralmente, estes sistemas usam baixas velocidades de transferência de dados, pois, caso contrário, os “ruídos” poderiam aumentar significativamente a taxa de erros nas comunicações.