Electrotecnia básica: instalações elétricas de baixa tensão

Page 1

FORMAÇÃO

revista técnico-profissional

40

o electricista José V. C. Matias Licenciado em Engenharia Electrotécnica (IST) e professor do Ensino Secundário Técnico.

electrotecnia básica

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO

Nesta secção, iremos abordar diferentes temas relacionados com o tema geral ‘Instalações Eléctricas de Baixa Tensão’. Como sabemos, a nossa regulamentação das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão sofreu enormes alterações, com o objectivo de a adaptar aos Regulamentos e Normas existentes na Comunidade Europeia. Desse trabalho de adaptação, resultaram as novas Regras Técnicas de Instalações Eléctricas de Baixa Tensão – R.T.I.E.B.T.

1› INTRODUÇÃO As novas Regras Técnicas de Instalações Eléctricas de Baixa Tensão – R.T.I.E.B.T. vieram substituir os velhinhos Regulamento de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Eléctrica – R.S.I.U.E.E. – e Regulamento de Segurança de Instalações Colectivas de Edifícios e Entradas – R.S.I.C.E.E., de 1974. Este novo Regulamento – RTIEBT – está bastante mais em conformidade com a regulamentação do sector nos diferentes países da Comunidade Europeia (CENELEC), bem como com a regulamentação da Comissão Electrotécnica Internacional – CEI. Esta adaptação tem vantagens óbvias, nomeadamente no intercâmbio legislativo e nos intercâmbios comerciais desta grande área industrial e comercial.

2)

3)

4)

Os diferentes subtemas que iremos abordar nesta coluna, no âmbito do tema geral ‘Instalações Eléctricas de Baixa Tensão’, irão, por isso, obedecer a estas novas Regras Técnicas. 5)

2› CONCEITOS. CONSIDERAÇÕES GERAIS As novas RTIEBT definem, entre muitos outros, os seguintes conceitos fundamentais: 1) Instalação eléctrica – De acordo com as RTIEBT, é um conjunto de equipamentos eléctricos associados, com vista

a uma dada aplicação e possuindo características coordenadas. Convém lembrar que este conceito engloba tanto as instalações eléctricas de utilização (I.U.) como as instalações de produção, transporte e distribuição. Daí este conceito ser tão amplo; Instalação eléctrica de utilização – Instalação eléctrica que permite ao utilizador ligar directamente receptores para transformar a energia eléctrica noutras formas de energia; Rede de distribuição – Instalação eléctrica de baixa tensão destinada à transmissão da energia eléctrica, a partir de um posto de transformação (P.T.) ou de uma central geradora, constituída por canalizações principais e ramais; Valores nominais – Valores pelos quais uma instalação eléctrica é designada. Temos como exemplos: tensão nominal, corrente nominal e potência nominal, de uma dada instalação eléctrica. O conceito ‘nominal’ só se aplica às instalações eléctricas; Valor estipulado – Valor de uma grandeza fixado, em regra, pelo fabricante, para um funcionamento específico de um componente, de um dispositivo ou de um equipamento eléctrico. Temos como exemplos: tensão estipulada, corrente estipulada, potência estipulada, entre outros. O conceito ‘valor estipulado’ veio substituir o conceito ‘valor no-

minal’ quando aplicado aos equipamentos eléctricos. Agora diz-se, por exemplo, que ‘este disjuntor tem uma corrente estipulada de 10 A’ e não ‘este disjuntor tem uma corrente nominal de 10 A’; 6) Baixa tensão – Gama de valores de tensão eléctrica não superiores a 1.000 V, em corrente alternada, e não superiores a 1.500 V, em corrente contínua. Os valores nominais da tensão eléctrica nas redes de distribuição em Baixa Tensão e respectivas instalações eléctricas colectivas e de utilização são, em Portugal, de 230 V / 400 V (50 Hz); 7) Média tensão – Gama de valores de tensão entre 1 kV e 45 kV; 8) Alta tensão – Gama de valores de tensão entre 45 kV e 110 kV; 9) Muito alta tensão – Gama de valores de tensão superiores a 110 kV; 10) Tensão reduzida – Gama de valores de tensão inferiores a 50 V, em corrente alternada ou inferiores a 120 V, em corrente contínua; 11) Influências externas – O conceito de ‘influência externa’ (sobre os equipamentos eléctricos e canalizações eléctricas) veio substituir a classificação dos locais quanto ao ambiente, o qual era muito restritivo, deixando, muitas vezes, ao critério do projectista a classificação do local e, portanto, a escolha do equipamento mais adequado. A nova classificação baseada nas ‘influências


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Electrotecnia básica: instalações elétricas de baixa tensão by cie - Issuu