Ficha prática n.º20: motores passo-a-passo: parte II

Page 1

FORMAĂ‡ĂƒO - PRĂ TICAS DE ELECTRICIDADE

revista tĂŠcnico-profissional

o electricista

42

Manuel Teixeira e Paulo Peixoto Formadores da ATEC - Academia de Formação

ficha prĂĄtica n.Âş 20

{MOTORES PASSO-A-PASSO: PARTE II}

MODOS DE EXCITAĂ‡ĂƒO HĂĄ trĂŞs modos de excitação usualmente usados: passo normal, meiopasso, e micro-passo.

› Passo Normal (Full-Step) Na operação de passo normal, o motor usa o ângulo de passo normal, como por exemplo: um motor de 200 passos/revolução em passo normal anda em passos de 1.8 graus, enquanto em operação de meio-passo, opera com passos de 0.9 grau. HĂĄ dois tipos de passo normal: › Ăšnica excitação de fase: o motor ĂŠ operado com sĂł uma fase energizada de cada vez. Este modo sĂł deve ser usado onde o binĂĄrio e a velocidade nĂŁo sĂŁo importantes, por exemplo, onde o motor ĂŠ operado a uma velocidade fixa e com condiçþes de carga bem definidas. Problemas com ressonância podem impedir operação em baixas velocidades. Este modo requer menos potĂŞncia do que os demais modos de excitação.

Sequência de Controlo a Passo Normal - excitação a uma bobina Cada uma das bobinas Ê ligada sequencialmente.

› Excitação dual: ĂŠ onde o motor ĂŠ operado com as fases energizadas duas de cada vez. Este modo proporciona um bom binĂĄrio e velocidade com poucos problemas de ressonância. Excitação dual disponibiliza aproximadamente 30 a 40 % mais binĂĄrio do que a excitação Ăşnica, mas tambĂŠm requer o dobro de potĂŞncia da fonte.

› Meio-Passo (Half-Step) A excitação de meio-passo ĂŠ a excitação Ăşnica e dual alternadas, que resulta em passos com metade do tamanho de um passo normal. Este modo dobra a resolução. O binĂĄrio do motor varia ao alternar o passo, e isto ĂŠ compensado pela necessidade de se usar um passo com metade do ângulo normal. Este modo ĂŠ totalmente livre de problemas de ressonância. Pode operar motores numa grande faixa de velocidades e com quase qualquer carga comummente encontrada.

Sequência de Controlo de Passo Normal - excitação a duas bobinas As bobinas adjacentes são ligadas simultaneamente. Note que neste caso o campo magnÊtico resultante serå multiplicado pela raiz de dois. Logo, o binårio do motor aumentarå. Outra vantagem deste algoritmo Ê que a bobina 2 Ê sempre o inverso da bobina 4, e a bobina 3 Ê sempre o inverso da bobina 1. Assim, Ê possível controlar o mesmo motor utilizando apenas dois sinais ao invÊs de quatro.

› Micro-Passo (Micro-Step) No modo de micro-passo, o ângulo de passo natural de um motor pode ser dividido em muitos ângulos menores. Por exemplo, um motor com 1.8 graus tem 200 passos/revolução, com o modo micro-passo em divisor de 10, ele passaria a ter passos de 0.18 graus e 2.000 passos/revolução. Tipicamente, modos de micro-passo variam de divisor de 10 a divisor de 256 (51,200 passos/revolução para um motor de passo de 1.8 graus). Os micro-passos sĂŁo produzidos proporcionando corrente nas duas bobinas, de acordo com o seno e co-seno. Este modo sĂł ĂŠ usado onde ĂŠ necessĂĄrio um movimento “macioâ€? ou uma maior resolução.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Ficha prática n.º20: motores passo-a-passo: parte II by cie - Issuu