ARTIGO TÉCNICO
revista técnico-profissional
o electricista
111
Nelson Silva Pronodis – Soluções Tecnológicas, Lda.
gestão de edifícios {DETECTORES DE PRESENÇA COM KNX E DALI, DETECTOR DE FUMOS E SENSOR DA QUALIDADE DO AR}
Para facilitar a gestão de edifícios foi criada uma nova gama de detectores de presença, aliados a várias interfaces, nomeadamente, DALI e KNX. Desenvolveu-se ainda um detector de fumos e um sensor da qualidade do ar. Essa gama de detectores de presença, possui 4 tecnologias de sensores – 2 variantes de infravermelhos e 2 variantes de alta frequência – todos eles com uma detecção quadrática, podendo ser fornecidos com várias interfaces, das quais se destacam a DALI e KNX. Para facilitar a gestão, mas principalmente olhando ao bem-estar do utilizador, criaram-se ainda dois detectores com particularidades diferentes dos outros 4 desta gama, são eles: o detector de fumos e o sensor da qualidade do ar.
1› INTERFACE DALI
Figura 1 . Interface DIM digital.
DALI (Figura 2) é a sigla de “Digital Addressable Lighting Interface”. É uma interface de padrão internacional, que foi especificada pela norma IEC 60929.
para cada situação; › dimar a luminosidade das lâmpadas, quer no conjunto, quer em cada uma; › quando a corrente é maior, torna-se fácil identificar as lâmpadas estragadas; › fácil instalação. Pode conferir-se através das descrições anteriores, que a Interface DALI pode ser usada de forma a simplificar o nosso dia-a-dia.
Figura 2 . DALI.
A principal característica desta Interface é a possibilidade de dimar a luminosidade das lâmpadas. Cada componente da interface DALI possui um endereço, fazendo com que seja possível comunicar com cada componente, tendo um fluxo de informação bidirecional. A interface comanda o nível de iluminação das lâmpadas, e permite ainda, obter informações das condições dos aparelhos ligados na rede. É de fácil instalação: precisa apenas de um cabo de dois fios simples entre as várias unidades no sistema. Vantagens da Interface DALI: › ligação individual de cada lâmpada; › podem criar-se grupos de lâmpadas; › possibilidade de criar cenários diferentes
Trouxe-se ao mercado a possibilidade de se ter um detector de presença que, para além da sua forma quadrática, conjugado com esta interface (Interface DIM digital – Figura 1), consegue-se a comunicação com o sistema DALI, regulando até 2 saídas. Esta interface é utilizada em soluções de iluminação para fazer o controlo da luminosidade constante ou básica, por exemplo em vãos de escadas ou corredores onde a luz tenha de ser no minímo 10%.
2› INTERFACE KNX O sistema KNX (figura 4) é o melhoramento do sistema EIB e foi desenhado de forma a poder ser encadeado em rede, com diversos componentes fazendo a automatização de edifícios como escritórios,