ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL 60
revista técnico-profissional
o electricista
Carlos Coutinho Especialista dos produtos de Interface e Automação da Phoenix Contact
PHOENIX CONTACT
{RELATÓRIOS EM TEMPO REAL DOS CONSUMOS DE ENERGIA ELÉCTRICA COM E SEM RECURSO A UMA BASE DE DADOS SQL}
1› INTRODUÇÃO A eficiência energética está na moda! Deve ser a expressão mais utilizada entre profissionais que lidam directa ou indirectamente com a utilização de energia eléctrica. Qualquer análise à eficiência energética deve começar pelo registo dos consumos de energia actuais. Este é o ponto inicial da análise e a referência para comparar com registos futuros, após as transformações devidas à eficiência energética. Se se verificar que os consumos reduziram ou se tornaram mais eficientes (diminuição da potência reactiva), então provavelmente valeu a pena executar as transformações devido à eficiência energética.
gia. Ainda considerando o exemplo da Figura 1, os cálculos poderão ser os consumos hora-a-hora, diário, semanal e mensal. Voltando ao tema da eficiência energética, comparando valores de consumo actuais com valores que ocorreram no passado permite verificar se as transformações devidas à eficiência energética valeram a pena.
2› DESDE A AQUISIÇÃO DE VALORES AO RELATÓRIO DOS CONSUMOS DE ENERGIA No caso dos regimes de baixa tensão monofásicos ou trifásicos, a leitura do consumo de energia é feita predominantemente por “analisadores de rede”. Estes produtos permitem não apenas obter o valor do consumo de energia, em kWh, mas também os valores das correntes, das potências aparente, activa e reactiva e do factor de potência, quer em regimes monofásicos ou trifásicos. Tendo acesso aos valores do consumo de energia e demais grandezas eléctricas, o próximo passo é criar uma base de dados para registar aqueles valores sob a forma de uma tabela idêntica, por exemplo, à da Figura 1. É com base nesta tabela que se formam os relatórios em tempo real dos consumos de energia. Uma tabela escrita em tempo real gera relatórios em tempo real. A tabela é escrita quando são registados novos valores, com periodicidade pré-definida. No exemplo da Figura 1, a tabela é escrita de 5 em 5 minutos. Depois, quando necessário, a mesma tabela é lida para efectuar os cálculos de consumo de ener-
Figura 1 . Exemplo de uma tabela com o registo dos valores do consumo de energia eléctrica, em kWh, e outras grandezas eléctricas.
3› SOBRE A BASE DE DADOS Onde está fisicamente a tabela da Figura 1? E onde são gerados os relatórios? A resposta é ambígua porque depende da quantidade de dados.
3.1› Poucos dados Caso pretenda comparar valores actuais com valores adquiridos há 1 ano, a tabela pode estar num controlador programável, ou autómato, que respeite 4 requisitos principais: › Porta de comunicação com o analisador de rede, pois é o analisador que adquire as grandezas eléctricas do consumo de energia. O protocolo de comunicação geralmente utilizado para este efeito é o Modbus RTU; › Ter a capacidade de criar a tabela e registar aí os valores lidos pelo