VI Jornadas Tecnológicas

Page 1

LUZES

VI Jornadas Tecnológicas*

Custódio Pais Dias Director

Aproxima-se o mês de Maio e podemos dizer que nele se cumpre a tradição. De facto, as Jornadas Tecnológicas da revista o electricista, que este ano apresentam a sua sexta edição, são já uma tradição no universo electrotécnico português. Ponto de encontro dos profissionais de electrotecnia e destes com os mais recentes desenvolvimentos nacionais na área, este evento vai sedimentando a sua posição de acontecimento de referência a nível nacional. A oportunidade de contactar diretamente com outros técnicos da mesma área, ou de áreas afins, de assistir a explicações sobre tecnologias e/ou produtos, de observar e, por vezes, manipular equipamentos, desperta-nos para novas possibilidades, para novos caminhos, potencia o aproveitamento de sinergias que resultam em benefício para todos. Para tudo isto a revista pretende contribuir com a realização das jornadas tecnológicas. A escolha de um formato que associa a componente de mini-conferência, com a de uma pequena exposição e com a componente social tem-se revelado um sucesso, permitindo aos participantes em cada momento escolher em qual das componentes quer participar. Embora a participação de técnicos das regiões sul do país (Alentejo e Algarve) seja ainda pouco expressiva, o mesmo acontecendo com as regiões autónomas, podemos afirmar sem abuso que as jornadas tecnológicas atraem participantes de todo o país e, por isso, são um veículo de difusão de informação de âmbito nacional. Assim, a escolha das temáticas a abordar nas diversas sessões tem de ser muito criteriosa, tentando corresponder ao que, de acordo com a

* Texto escrito de acordo com o Novo Acordo Ortográfico

sensibilidade da organização, são os temas de maior interesse e atualidade. Para esta sexta edição foram selecionados os seguintes temas: edifícios eficientes, telecomunicações, acionamentos industriais e manutenção de instalações eléctricas industriais. Obviamente, não se pretende abranger todas as áreas da electrotecnia, mas apenas aquelas em que mais recentemente se têm verificado um maior dinamismo. De qualquer forma, a horizontalidade dos temas é suficientemente grande para que possam conter comunicações de sectores muito diferenciados e, com isso, a abrangência está garantida. De facto, o programa das comunicações que já está estabelecido para cada uma das sessões comprova-o perfeitamente. Este ano as jornadas realizar-se-ão nas instalações do Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras, local com boa acessibilidade e excelentes condições para a realização deste tipo de eventos, o que certamente contribuirá de forma positiva para o sucesso da organização. Por fim, uma palavra de agradecimento aos patrocinadores das jornadas tecnológicas, aqueles sem os quais o evento não poderia realizar-se. Sabemos que em tempos de crise há que refletir muito sobre as despesas, mas temos de olhar para as jornadas como sendo um investimento e é nos tempos difíceis que há que investir de forma inteligente para que deles possamos sair bem e depressa. Pelo apreço generalizado que tem sido manifestado nas anteriores edições das jornadas, estamos seguros de que a edição deste ano constituirá mais um sucesso e, como tal, um excelente investimento para a promoção da atividade. Bem hajam por acreditarem e nos acompanharem neste projeto. Então, até às jornadas, vemo-nos por lá!

ESTATUTO EDITORIAL TÍTULO “o electricista” - revista técnico-profissional. OBJECTO Tecnologias de projecto, instalação e conservação no âmbito da energia, telecomunicações e segurança. OBJECTIVO Valorização profissional e informação técnica para profissionais electrotécnicos. ENQUADRAMENTO FORMAL “o electricista” respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação. CARACTERIZAÇÃO Publicação periódica especializada. ESTRUTURA REDACTORIAL Director – Profissional com experiência na área da formação. Director Técnico – Formação académica no ramo da engenharia afim ao objecto da revista. Coordenador Editorial – Formação académica no ramo da engenharia afim ao objecto da revista. Colaboradores - Engenheiros e técnicos profissionais que exerçam a sua actividade no âmbito do objecto editorial, instituições de formação e organismos profissionais. SELECÇÃO DE CONTEÚDOS A selecção de conteúdos tecnológicos é da exclusiva responsabilidade do Director. O noticiário tecnoinformativo é proposto pelo Coordenador Editorial. A revista poderá publicar peças noticiosas com carácter publicitário nas seguintes condições: › com o título de Publi-Reportagem; › formato de notícia com a aposição no texto do termo Publicidade. ORGANIZAÇÃO EDITORIAL Sem prejuízo de novas áreas temáticas que venham a ser consideradas, a estrutura de base da organização editorial da revista compreende: › Sumário › Editorial › Artigos Técnicos › Noticiário Tecnológico › Feiras e Exposições › Dossiers Temáticos › Tabelas Comparativas › Legislação › Projecto › Entrevista / Reportagem / Publi-Reportagem › Publicidade ESPAÇO PUBLICITÁRIO A Publicidade organiza-se por espaços de páginas e fracções, encartes e Publi-Reportagens. A tabela de publicidade é válida para o espaço económico europeu; A percentagem de espaço publicitário não poderá exceder 1/3 da paginação. A direcção da revista poderá recusar publicidade cuja mensagem não se coadune com o seu objecto editorial. Não será aceite publicidade que não esteja em conformidade com a lei geral do exercício da actividade. PROTOCOLOS Os acordos protocolares com estruturas profissionais, empresariais e sindicais, visam exclusivamente o aprofundamento de conteúdos e de divulgação da revista, junto dos seus associados.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
VI Jornadas Tecnológicas by cie - Issuu