o electricista
NOTA DE ABERTURA
revista técnico-profissional
112
projecto Feiras e Mostras Tecnológicas, que se passa? Ouvimos por vezes dizerem os “mais antigos” que “os tempos de hoje já não são como os de antigamente…” Efectivamente, lembro-me muito bem da azáfama e da “confusão” que vivi na minha primeira visita à Endiel (penso que já se designava assim), decorria o ano de 1975. Há “apenas” 34 anos. Recordo como novidade, á época muito arrojada, que era nem mais nem menos que um disjuntor equipado com pernos/ficha para encaixar nas bases dos fusíveis “Gardy”, substituindo estes por um equipamento que não era necessário substituir (ou recarregar…) bastando o rearme em caso de disparo! Nesse tempo e noutros mais contemporâneos, bastando recuar uma dezena de anos, ainda as feiras tecnológicas fervilhavam de novidades e de gente ávida de as conhecer.
Josué Morais Director Técnico
Os tempos porém são outros, e da azáfama que então se vivia, apenas restam alguns, poucos, eventos do género capazes de mobilizar visitantes bastantes para que as feiras não se tornem num rotundo fracasso técnico-comercial. Verificamos que as grandes marcas já não marcam presença, e que as novidades que agora se conhecem antecipadamente pela internet, não são já suficientemente aliciantes que possam cativar e mobilizar visitantes suficientes para garantir interesse pelos eventos.
ARTIGO TÉCNICO projecto de postos de transformação: 6ª parte - sistemas de terra e considerações finais 113 REPORTAGEM ITED, uma nova realidade! 117 associação KNX aposta em Portugal 119 construção sustentável e eficiência energética: embaixada da Áustria organizou jornada técnica 123 viagem anual do clube do instalador 127
Talvez esteja na hora de encarar novas ideias, novos conceitos, que possam contribuir para o gradual restabelecimento do interesse perdido por parte do público. O que pode levar à motivação e à mobilização do público? Porque não optar por “mini-feiras” mais dirigidas aos interesses regionais e detrimento de um todo nacional? Relativamente às temáticas também haverá por certo algo a fazer, porquanto existem feiras “mistas” que agregam vários sectores do tecido industrial, tornando a mostra numa amálgama de produtos, que não formam na maioria das vezes, um todo coerente. Houve-se falar de crise, como a responsável por esta situação. Porém, em tempo de crise existem sectores que avançam, pela criatividade ou pela oportunidade que a crise também pode gerar. Se o sector habitacional está em crise, procurem-se novos sectores, novas áreas industrias, novos interesses, que o público lá estará para reagir e dizer presente. Porque não apelar à criatividade, buscando novos conceitos, novas áreas, novos interesses?
ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL ABB: Controlo de Isolamento em instalações de segurança (emergência) 129 DEC.MEDIDA: medida da resistência de cabos de energia em máquinas de encordamento 131 EPLAN ELECTRIC P8: dados do projecto - cabos e condutores 133 FORMAÇÃO 135 ITED requisitos técnicos gerais, segundo o manual de ITED 2º edição de 24 de Novembro de 2009 137 CONSULTÓRIO ELECTROTÉCNICO 141