ABB: sensores para edifícios da ABB

Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

125

o electricista ABB (Asea Brown Boveri), S.A. Divisão Low Voltage Products

ABB

{SENSORES PARA EDIFÍCIOS DA ABB}

Os sensores para edifícios da ABB permitem a realização de uma instalação de iluminação de forma simples e económica, sem elementos de accionamento manual. Podem ser utilizados numa habitação, onde os detectores de movimento são inadequados (casa de banho, salas de jantar, cozinhas, entre outros) e em numerosos espaços do sector terciário (escritórios, salas de espera de consultórios, entre outros). Os detectores de presença da ABB têm uma precisão superior aos detectores de movimento convencionais, e operam quando realmente é necessário, ou quando regulados para interagir com a intensidade da luminosidade exterior. Entre as suas várias funcionalidades, destacamos dois canais para iluminação, funções de AVAC, regulação constante da iluminação e brilho, e integração com sistema de alarme e vigilância por zonas individuais, com a opção de funcionalidade, por detecção de radiação infravermelha. Os detectores de presença da ABB têm um raio de cobertura de 8 m até ao limite de instalação de 2,5 m. Poderão ser aplicados a cargas até 2300 W/VA, e utilizados em edifícios de escritórios que pretendem minimizar custos energéticos. Regulam a iluminação e fazem o controlo de luz constante em função dos lux enviados pelo exterior, com sensibilidade continuamente ajustável. A iluminação, o aquecimento, os sistemas de ar-condicionado e de ventilação podem ser controlados de forma inteligente, de acordo com as necessidades do cliente. A escolha do produto certo depende de

vários factores, tais como: altura, área de cobertura, monitorização e integração com os sistemas previstos inicialmente. Os sensores ABB poderão ser utilizados com cargas florescentes e de halogéneo. Se aos detectores de presença adicionarmos o controlo de lux constante automático, este regula o circuito baseado na informação de iluminação vinda do exterior dos edifícios, efectuando um ON/OFF ou “dimming” (regulação de brilho), o que se traduzirá numa significativa poupança de energia. Durante a noite o edifício poderá desligar totalmente a sua iluminação ou regulá-la em valores de percentagem pré-programada. A experiência mostra que a regulação constante poderá levar a uma diminuição do consumo bruto de energia entre os 35% a 50%. Não só o custo da factura de electricidade será reduzido, como as lâmpadas terão um maior tempo de vida útil e os investimentos poderão ter um retorno logo nos primeiros anos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.