Consultório electrotécnico

Page 1

CONSULTÓRIO ELECTROTÉCNICO 143

revista técnico-profissional

o electricista IXUS, Formação e Consultadoria, Lda.

consultório electrotécnico O “Consultório Electrotécnico” continua a responder às questões sobre Regras Técnicas, ITED e Energias renováveis que nos têm sido colocadas. O e-mail consultoriotecnico@ixus.pt está também disponível no website http://www.ixus.pt, onde também aguardamos pelas vossas questões. Nesta edição publicamos as questões que nos colocaram entre Dezembro e Fevereiro de 2010.

P1: Em que sub categoria, de estabelecimento recebendo público, posso classificar um Lar residencial destinado a dormitório de pessoas com deficiências? Será do tipo hospitalar, ou do tipo turístico ou estabelecimento simular? R1: A classificação mais indicada é a de um Estabelecimento tipo Turístico se não existir internamentos ou tratamentos, caso contrário, será do Tipo Hospitalar. P2: Em todos os tipos de instalações abrangidas pelas RTIEBT, os quadros eléctricos devem garantir a classe II de isolamento? Mesmo que estes estejam em local técnico devem garantir a classe II? R2: De acordo com o anexo V, da Secção 4 das RTIEBT, o quadro pode ser da classe I, ligado à terra, mas com protecção diferencial de entrada colocada de tal forma que assegure uma protecção idêntica à da classe II, ou ser dotado de isolamento suplementar durante a instalação, ou ser separados do invólucro (metálico) por um isolamento suplementar (ver Figura 47GU, no referido Anexo V). P3: Gostava de saber o que é necessário fazer para adquirir carteira profissional de electricista. Gostaria também de saber qual o custo a nível monetário, podendo assim assinar termos de responsabilidade dos trabalhos por mim efectuados. R3: Para obter a carteira profissional de “Técnico Responsável por instalações eléctricas”, tem de possuir uma experiência de 7 anos e realizar um RVCC Profissional (Novas Oportunidades), existente ao abrigo de um protocolo entre a DGEG (Direcção Geral de Energia e Geologia) e o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional). Sabemos existirem Centros de Novas Oportunidades (CNO) no Cerco do Porto, em Vila Real, em Chaves e Seia, entre outros que deverão existir no País. Consulte o Centro de emprego, pois podem ajudá-lo lá. Entretanto

enviamos em anexo o Decreto-Lei N.º 229/2006 que altera o Estatuto de Técnico Responsável onde o assunto é referido no artigo 5º. P4: Gostaria de saber qual o IP e IK do quadro, tomadas e iluminação que devo ter para instalar numa dependência destinada a arrumos/adega? Qual deverá ser o valor máximo da terra que deverei ter. R4: O local em causa exige um IP55, devido aos gases eventualmente libertados (álcool). Quanto ao IK este deverá ser escolhido de acordo com as actividades do local. Se não existirem movimentos de cargas pesadas, poderá ser IK2. Caso haja movimentos de cargas pesadas, como por exemplo pipos ou outros equipamentos poderá ser necessário o IK7. O valor da resistência de terra segundo as Regras Técnicas, não deverá ultrapassar os 100 ohm nas condições mais desfavoráveis (Verão). P5: Segundo pude ver nas regras e atendendo à classificação dos locais, classifiquei-o da seguinte forma: AA4, AB4, AD1, AE2, AE4, BA1, BB1 O que me dá IP44 mínimo. A divisão é uma divisão arejada com janela completamente rebocada e pintada no interior com uma cuba em Inox (250L) para o vinho e completamente abrigado de qualquer entrada de água, sendo apenas a possível e natural humidade do ar. Quanto ao IK estava a pensar que IK 02, uma vez que não vão existir movimentos de cargas pesadas. Que comentários tecem sobre esta análise? R5: Relativamente ao IK deverá ser em condições normais o IK04. Relativamente ao IP será insuficiente face à libertação eventual de vapores do vinho ou até a um eventual derrame. Neste caso não seria AD1, mas sim AD3, ou superior dependendo das circunstâncias. Se o espaço for lavável com mangueira (jactos de água) então o IP mínimo deverá ser IP55.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Consultório electrotécnico by cie - Issuu