ITED
revista técnico-profissional
141
o electricista Paulo Monteiro Formador da ATEC - Academia de Formação
ficha técnica n.º 9
{REQUISITOS TÉCNICOS GERAIS, SEGUNDO O MANUAL DE ITED 2º EDIÇÃO DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009}
REPARTIDORES GERAIS Os repartidores gerais localizam-se regra geral num ATE, que faz parte da rede colectiva de tubagens, com acesso condicionado e apresentando as seguintes tecnologias: › Pares de cobre: RG-PC; › Cabos Coaxiais: RG-CC; › Fibra Óptica: RG-FO.
Sempre que o RG-PC for instalado em bastidores, recomenda-se a disposição destas unidades de acordo com a definição, descrição e desenho apresentado pelo projectista. Pelo que se apresenta um exemplo de ligação de um RG-PC em categoria 6.
Exemplo da localização dos repartidores num ATE:
Cor Azul, para cabos Fibra Óptica; Cor laranja, para cabos coaxiais; Cor verde, para pares de cobre; Cor cinzenta, para passagem comum das 3 tecnologias.
O fornecimento de material e a instalação de órgãos de protecção para o primário do RG-PC é da responsabilidade dos operadores públicos. A colocação destes órgãos deve ser feita em unidades modulares, e no caso de se aplicar descarregadores de sobretensão, estes devem ser ligados directamente ao terminal principal e terra do edifício por meio de um condutor que não seja identificado pela cor verde - amarela.
Repartidor Geral de Pares de Cobre (RG-PC) RG-PC é constituído por dois painéis de interligação (primário e secundário), bem como os cordões de interligação, que ligam o primário ao secundário na categoria adequada.
Repartidor Geral de Cabo Coaxial (RG-CC) RG-CC é constituído por dois painéis de interligação (primário e secundário), bem como os cordões de interligação que garantam a ligação do primário ao secundário.
A partir do secundário da RG-PC até ao RC-PC, dever-se-á utilizar uma distribuição em estrela, com o recurso a cabos de quarto pares de cobre, categoria 6 no mínimo.
Nos edifícios com 2 ou mais fracções autónomas deverão existir dois RG-CC, estando um normalmente localizado no ATE superior, com distribuição descendente (associado a MATV ou SMATV), e outro no ATE inferior, com distribuição em estrela (associado a CATV), com término no RC-CC.
Para comprimentos de cabos de PC superiores a 100 metros, deve-se criar pontos de distribuição intermédios, garantindo assim a categoria 6 entre os pontos de distribuição.
A rede CATV é obrigatória, e será sempre feita em estrela desde o