NOTA TÉCNICA
mobilidade com tracção eléctrica
Está em contagem decrescente a chegada dos veículos automóveis ligeiros com mobilidade apenas assente na energia eléctrica. As baterias de acumuladores, elemento fundamental para o armazenamento e disponibilização da energia necessária para o efeito, estão em desenvolvimento e em breve estarão disponíveis. O governo anunciou a inclusão no Orçamento do Estado, de uma verba de vinte e cinco milhões de euros, correspondendo ao financiamento/apoio com cinco mil euros a cada um dos primeiros cinco mil veículos eléctricos adquiridos.
veniência termoeléctrica, quer convencional, quer nuclear (que ainda não temos por cá), a dificuldade de redução de carga em tempos relativamente curtos conduz a um excesso de produção pode também ser solucionada com recurso ao armazenamento nos veículos eléctricos.
Há um paradigma que se altera na mobilidade e ainda nas consequências que essa alteração trará ao sector eléctrico.
Desta forma o diagrama de carga nacional poderia sofrer um “alisamento”, melhorando significativamente a sua eficiência.
O uso de combustíveis fósseis poderá ser substancialmente reduzido bem como as emissões de CO2. As baterias dos veículos poderão vir a ser preferencialmente carregadas nas horas de vazio, altura em que a energia é mais barata e ainda com a possibilidade de se aproveitar essencialmente a energia proveniente da geração eólica durante a noite. Nas horas de ponta, a rede poderá ser alimentada pelas baterias de acumuladores dos veículos que a ela estarão ligados, reduzindo o esforço e as perdas de transporte da energia nesses horários. As baterias dos veículos funcionariam assim como uma gigantesca bateria de acumuladores, ajudando a resolver um problema ancestral que é precisamente o da acumulação de energia que de outra forma seria desperdiçada, como é o caso da energia hidroeléctrica que por vezes, devido aos caudais afluentes elevados, leva ao descarregamento e consequente desperdício de água por falta de capacidade de armazenamento da mesma. Na energia de pro-
Para tudo isto, é necessário que a solução de mobilidade eléctrica seja compatível com as expectativas dos utilizadores, no que concerne à autonomia, ao peso e à durabilidade das baterias. Efectivamente, o peso das baterias na versão chumbo/ácido sempre se mostrou problemático, estando agora em desenvolvimento baterias de iões de lítio (Li-ion), que são muito mais leves, têm maior capacidade, descarregam-se a cem por cento sem problemas de durabilidade (as de chumbo ficam inutilizadas se isso acontecer), carregam-se sob fortes correntes reduzindo o tempo de carregamento e suportam temperaturas extremas (de -40º C a +80 ºC).
ARTIGO TÉCNICO graus de protecção: selecção de equipamentos em função das condições de serviço e das influências externas 105 não sejas apanhado pelo touro! 107
ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL WEIDMÜLLER: instalações eléctricas para sistemas de telegestão na área do ambiente 133 M&M ENGENHARIA: dicas para o EPLAN Electric P8 135 GENERAL CABLE: nova gama de cabos exzhellent solar para instalações de energia fotovoltaica 137
DOSSIER ITED e ITUR 109
Josué Morais Director Técnico
Poderão estar reunidas, a breve trecho, as condições para a generalização da mobilidade eléctrica. Todos esperamos, e o planeta agradece!
FORMAÇÃO 139 REPORTAGEM interplay tour 2010: a interacção que faz a diferença 131
ITED ficha técnica n.º 9 141 CONSULTÓRIO ELECTROTÉCNICO 143