REN investe no escoamento de renováveis

Page 1

REDES ENERGÉTICAS NACIONAIS 4

REN investe no escoamento de renováveis

PORTUGAL A FAVOR DE VENTOS E MARÉS Portugal, país dos grandes aventureiros e exploradores dos Descobrimentos, líder nas técnicas de navegação de então, volta à vanguarda da exploração, agora na área das energias renováveis. A Mãe Natureza parece ter favorecido o nosso país com energia solar, eólica e hídrica suficiente para que hoje sejamos reconhecidos mundialmente como pioneiros nas renováveis. Portugal antecipou-se na exploração da energia eléctrica a partir das ondas do mar. Ao largo da costa portuguesa, existem já diversas zonas-piloto onde se aproveita a força do vai e vem das ondas para gerar energia eléctrica.

Do total de investimento feito, destaca-se a Subestação de Lagoaça, primeira Subestação Verde em Portugal, localizada em Freixo de Espada à Cinta. Esta é uma infra-estrutura com arquitectura de edifício sustentável, que reforça a troca de energia com Espanha e aumenta a capacidade de recepção e escoamento de potência renovável da região, hídrica e eólica. O local escolhido para a construção da Subestação de Lagoaça, a zona do Douro Internacional, sempre foi relevante na produção de energia a partir de centrais hidroeléctricas. A potência instalada, entretanto, vai quase duplicar.

A maior central fotovoltaica do mundo também está instalada em território nacional, e em 2009 alcançámos o segundo lugar a nível mundial, como país onde a energia eólica tem maior peso. Em primeiro lugar está a Dinamarca e na terceira posição a nossa vizinha Espanha. Todo este investimento em renováveis gera novos investimentos, pois não basta instalar centenas de parques eólicos e de centrais fotovoltaicas: é preciso tornar possível o escoamento da energia proveniente destes parques e centrais.

A REN investiu cerca de 69 milhões de euros na rede de transporte de energia em muito alta tensão. Este investimento viabiliza a produção de energia renovável

Em 2009, para viabilizar a produção de energia renovável foram investidos cerca de 69 milhões de euros na rede de transporte de energia em muito alta tensão. Destes 69 milhões de euros, 24 milhões de euros correspondem a investimentos em linhas e 45 milhões de euros em subestações.

A Subestação Verde da Lagoaça, colocada na intersecção de várias linhas importantes, irá, assim, escoar cerca de 418 MW provenientes da Central Hidro-eléctrica da Bemposta e 426 MW da Central Hidroeléctrica do Picote. Para este ano, está previsto um investimento de 53 milhões de euros: 23 milhões de euros em linhas e 30 milhões de euros em subestações, nomeadamente em projectos relevantes como a construção da linha Macedo de Cavaleiros – Valpaços – Vila Pouca de Aguiar e reforços nas subestações de Tavira e Portimão, zona onde existe uma grande potência de renovável instalada. Todos estes investimentos vêm tornar possível a produção nacional de energia renovável e contribuir para que Portugal se mantenha nos lugares da frente a nível mundial. Viabilizam ainda o cumprimento da meta nacional para 2010: 45 por cento da produção de energia eléctrica deve partir de fontes renováveis.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.