FORMAÇÃO
revista técnico-profissional
o electricista
54
Texto cedido por Soler & Palau, Lda.
casos de aplicação
{VENTILAÇÃO DE UM PUB}
O PROBLEMA Trata-se de ventilar um Pub que está em construção e no qual, nos dias de máxima ocupação, se prevê que possam estar cerca de 400 pessoas, o que provocará um alto grau de contaminação e de ambiente saturado. DADOS A TER EM CONSIDERAÇÃO O local tem uma superfície de 220 m2, 3 m de altura e um tecto falso com uma altura de 0,35 m. Uma das entradas dá para uma rua e a face oposta dá para um pátio interior. O local terá um sistema de ar condicionado por condutas, mas desconhece-se a capacidade das mesmas.
DETERMINAÇÃO DAS NECESSIDADES
A SOLUÇÃO
RSECE – Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios, especificam-se os diversos caudais necessários de ar novo para diversos locais.
Em locais com ar condicionado através de condutas, uma parte da aspiração da unidade interior pode ser ligada a uma conduta que aspire ar do exterior, para assim se irem diminuindo os contaminantes. No entanto, neste caso, dado o considerável caudal de ar a mover, deve prever-se um sistema independente de ventilação, tanto de impulsão como de extracção, de modo a que se consiga garantir uma adequada entrada de ar exterior.
Para a ventilação deste tipo de locais é indicado um caudal de 15 l/s (54 m3/h) por cada m2 de superfície. Assim, o caudal necessário será de:
Em consequência, propõe-se a instalação de ambos os sistemas com as seguintes características:
Q = 400 x 35 = 14.000 m /h 3
› Referências dos equipamentos escolhidos Sistema de impulsão CVTT-18/18-800/400 rpm 5,5/1,2 kW
Sistema de extracção CVTT-18/18-720/360 4,5/0,9 kW
› Impulsão Instalar-se-á uma caixa de ventilação do tipo CVTT-18/18–8000/400 rpm 5,5/1,2 kW juntamente com um filtro prévio para assim se evitar a entrada de pó do exterior para o interior. Este filtro foi calculado para uma perda máxima de 15 mmca.
Figura 1 . CVTT
Prevê-se também a instalação de um silenciador (com uma perda de carga admissível máxima de 15 mmca) colocado na boca de aspiração para assim se evitarem ruídos para os vizinhos. Da caixa de ventilação sairá uma conduta, o mais quadrada possível, mas, devido ao facto de a altura do tecto falso ser de apenas 35 cm, deve prever-se a possibilidade de utilização de uma conduta de 1,6*0,35 m para se permitir a passagem do caudal previsto (seria preferível que a conduta fosse maior). Dessa conduta sairão dois ramais de secção constante (por exemplo, 0,8*0,35) nos quais se instalarão, no mínimo, 6 grelhas em cada um.