manutenção de acionamentos eletromecânicos

Page 1

58

dossier sobre motores elétricos e controlo

manutenção de acionamentos eletromecânicos

SEW-EURODRIVE Portugal

A falha dos elementos críticos influencia a deterioração prematura de outros componentes e leva à destruição total ou parcial da unidade. A manutenção dos acionamentos eletromecânicos pode representar um peso considerável no universo das atividades de manutenção das empresas. Nesse sentido torna-se fundamental criar um plano de manutenção que defina ações a executar em cada um dos elementos críticos, com foco na disponibilidade dos equipamentos com o menor custo e em sintonia com o ritmo da produção.

3. TIPOS DE MANUTENÇÃO Figura 1. Componentes que constituem o redutor.

A manutenção divide-se em dois grupos principais: Tabela 1. Tipos de manutenção e ações de suporte a cada tipo de manutenção.

1. INTRODUÇÃO As empresas procuram, cada vez mais, a excelência dos seus serviços e produtos, bem como dar resposta à forte competitividade gerada pela globalização e crescente exigência dos mercados. Neste contexto atualmente competitivo, a gestão da manutenção torna-se um apoio fundamental e com importância crucial no resultado das empresas, sendo uma área que suporta e interage com praticamente todas as funções da organização. Para as empresas de elevada performance a manutenção é cada vez mais vista como estratégica e é utilizada na redução dos custos totais de operação, ou seja, é encarada como um investimento e não como um gasto adicional, permitindo: • Prever ações de inspeção/manutenção periódicas, com o objetivo de evitar e reduzir falhas que possam surgir no equipamento; • Manter o equipamento em condições de utilização seguras; • Manter o máximo de eficácia dos equipamentos e do processo produtivo; • Reduzir ao mínimo as paragens por avarias; • Reduzir os custos totais de operação; • Manter um nível elevado de qualidade dos produtos/serviços prestados; • Manter a eficiência energética dos equipamentos e máquinas; • Apoiar-se na avaliação de risco e otimização da gestão de ativos; • Proteger o ambiente, evitando falhas ou acidentes ambientais (por exemplo, derrames, contaminação, entre outros).

2. MANUTENÇÃO NOS ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS Os acionamentos eletromecânicos, do tipo motorredutores, estão fortemente implantados na indústria. Como qualquer máquina, para que tenham um bom desempenho, necessitam de ter ao longo da sua vida útil, ações destinadas a mantê-los ou repô-los num estado em que possam cumprir a função para a qual foram projetados, isto é necessitam de manutenção. Os componentes que constituem um motorredutor (Figura 1), podem ser divididos em 2 grupos: • Elementos críticos com vida finita como retentores, rolamentos, lubrificante e discos de Ferôdo; • Elementos como as engrenagens, o cárter e os veios que, no caso da SEW-EURODRIVE, são dimensionados para uma vida útil infinita, caso os acionamentos sejam corretamente selecionados e seja realizada uma correta manutenção ao longo do seu ciclo de vida. www.oelectricista.pt o electricista 78

1. Manutenção Corretiva: Ocorre quando se identifica uma avaria, princípio de avaria e/ou perdas de produção. Baseia-se num princípio muito simples: se o equipamento avariar, procede-se à sua reparação, caso contrário não se atua. Manutenção Corretiva Paleativa: Tem como finalidade reparar provisoriamente uma avaria de forma que o equipamento continue em funcionamento.

Manutenção Corretiva Curativa: Tem como finalidade reparar definitivamente a avaria, repondo a condição original do equipamento.

Principais ações de suporte a este tipo de manutenção: • Fazer um levantamento exaustivo dos acionamentos existentes; • Identificar componentes e/ou equipamentos críticos e criar stock/reservas; • Formar técnicos de como instalar e retirar as unidades das aplicações, e capazes de identificar caraterísticas técnicas; • Estabelecer com o fornecedor de acionamentos um acordo quanto aos prazos de entrega mínimos (críticos), quer para unidades novas quer para serviços de reparação. Observações: Este é o tipo de manutenção mais adequado para os acionamentos de baixo valor técnico e económico, e que não são críticos ao processo produtivo, de fácil reparação, aprovisionamento e fácil acesso.

2. Manutenção Preventiva: Tem como base a realização de ações de inspeção/manutenção com periodicidade fixa. É utilizada com o objetivo de evitar e reduzir falhas que possam surgir no equipamento. Manutenção Preventiva Periódica Tem como base a realização de ações de inspeção/ manutenção com periodicidade fixa.

Principais ações de suporte a este tipo de manutenção: • Executar um plano de manutenção baseado: › Nas instruções de operação dos equipamentos; › Regime de trabalho e exigência da aplicação. • Implementar um sistema que apoie na gestão das operações de manutenção; • Implementar o registo histórico e controlo de custos para a análise e estudo de ações de Manutenção Preventiva ou Melhorativa; • Formar técnicos para execução das ações de manutenção, tais como (ver Tabela 2 e 3): › Verificação do nível e qualidade do lubrificante; › Substituição do lubrificante; › Afinação do freio. • Selecionar os fornecedores de qualidade, que executem os trabalhos de inspeção/manutenção e reparação planeados, dentro dos prazos exigidos. Observações: As ações deste tipo de manutenção prendem-se, sobretudo, pela observação, análise e substituição atempada dos elementos críticos dos acionamentos eletromecânicos, conforme se pode observar nas Tabelas 2, 3 e 4.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
manutenção de acionamentos eletromecânicos by cie - Issuu