56
dossier sobre motores elétricos e controlo
soluções eficientes de motores de controlo para conseguir máquinas mais inteligentes
Inês Rodrigues
Industry Sales Manager Schneider Electric
A maioria dos processos nas instalações industriais depende de motores elétricos. Correias transportadoras, bombas, compressores, agitadores, ventiladores – todos estes elementos precisam de motores e controlos de motor fiáveis. Outro dado importante é que cerca de 85% destes motores são assíncronos, devido ao seu baixo custo, robustez e facilidade de instalação e manutenção. Como seria de esperar, dada a popularidade dos motores assíncronos, está disponível uma grande variedade de soluções de proteção, controlo e gestão – mas isto causa dois problemas. O primeiro é que a configuração rápida da solução certa de controlo de motor – em termos de custo, alcance da sua função, compliance e outros aspetos – torna-se um verdadeiro desafio. Como o controlo do motor não tem um grande impacto na competitividade no mundo da construção de máquinas, gastar muito tempo para configurá-lo é contraproducente, especialmente no que toca a máquinas simples. Por outro lado, a grande quantidade de soluções disponíveis pode ofuscar, de certa forma, o design de soluções personalizadas, e assim levar a que se ignorem tendências importantes – como a mudança de um controlo do motor para uma gestão do motor; a utilização de mais componentes eletrónicos; a flexibilidade de produtos multifuncionais; e o design modular para múltiplas aplicações, entre outras.
A DIGITALIZAÇÃO ESTÁ A RECONFIGURAR O CONTROLO DE MOTORES Todas estas tendências estão a dar forma ao design das máquinas de hoje em dia. No entanto, a sua influência empalidece em comparação com a digitalização, que está realmente a moldar o futuro do mercado. As tecnologias inteligentes estão a ganhar popularidade em todas as áreas da indústria, mas o controlo e a proteção do motor ainda são áreas em que registamos atrasos. Para soluções com arranque direto www.oelectricista.pt o electricista 78
online, raramente dispomos de dados de diagnóstico/saúde dos motores assíncronos, que poderiam ajudar a integrá-los nas ferramentas de gestão de ativos. Esses dados são, normalmente, encontrados em soluções com soft starters ou variadores de velocidade com conectividade de bus de campo. O que isto significa é que existe um vasto potencial por explorar na digitalização do controlo e proteção de motores. Mesmo que ainda não seja uma exigência dos clientes, o tema está rapidamente a ganhar importância, e por uma boa razão: as tecnologias digitais trazem visibilidade e reatividade sem precedentes à gestão de ativos, tanto remotamente como no local. É por isso que qualquer solução de automação que seja concebida atualmente deve estar preparada para a integração futura com novas estratégias de gestão de ativos. Por outras palavras, um mínimo de dados de saúde dos motores assíncronos deve estar disponível, sem que seja necessário retrabalhar toda a solução de controlo do motor.
GESTÃO DE MOTORES HOLÍSTICA Sendo líderes da indústria em soluções de controlo de motores há quase um século, e para facilitar as adaptações e atualizações nesta área, na Schneider Electric desenvolvemos uma abordagem completa para a gestão de motores. Esta filosofia de design engloba uma oferta escalável para proteção e controlo dos motores para todas as fases de complexidade das máquinas. Para além disso, uma seleção de ferramentas de design digital gratuitas ajuda os fabricantes de máquinas a definir soluções completas sob medida para as suas aplicações, economizando tempo em cada fase do processo de design.
INTEGRAR O CONTROLO DE MOTORES EM ECOSSISTEMAS DIGITAIS Com um novo sistema de gestão de cargas modular e digital, estamos a abrir o caminho para tornar o controlo de motores baseado em arranque direto online numa parte integrante das máquinas totalmente digitalizadas. O sistema de gestão de carga digital oferece o nível certo de conectividade para a transferência cíclica de dados de cada motor para o nível de controlo no Edge, criando uma base para a análise e monitorização do seu estado de saúde. Quanto estes dados forem inseridos num ecossistema digital, o seu verdadeiro valor torna-se claro: permitem criar uma arquitetura e plataforma habilitada para a IIoT, que integra dispositivos de campo inteligentes de manutenção e Edge Control com aplicações, análises e serviços – e tudo isto num enquadramento de cibersegurança. Os dados recolhidos ao nível da máquina podem ser disponibilizados na Cloud, o que permite que os fabricantes de máquinas (OEM) e a equipa do utilizador final tirem partido dos dados para tomarem melhores decisões. Nos dias de hoje, graças às novas soluções de controlo digital de motores, os dados de motores e cargas assíncronas podem ser incorporados de forma adequada nas estratégias modernas de gestão de ativos – oferecendo facilidade e tranquilidade a qualquer empresa industrial.