formação
casos práticos de ventilação extração de vapores de cozedura Texto cedido por S & P Portugal, Unipessoal, Lda.
Determinação das necessidades
O PROBLEMA
Sala de Bombagem Dadas as dificuldades com que nos deparámos para extrair os gases para o exterior devido à falta de aberturas, ventilaremos a sala com o recurso a sobrepressão com o objetivo de impulsionar os gases até ao piso superior. Uma vez que não existe regulamentação para este tipo de instalações calculámos 20 renovações/hora para que a mistura de gases e ar seja muito diluída, pelo que as necessidades de ventilação serão:
O pedido chegou-nos de uma estação depuradora para que a aconselhássemos sobre o modo de eliminar as altas concentrações de metano e ácido sulfídrico que se geram no processo de depuração.
Dados a ter em conta A estação é formada por dois pisos: o piso inferior, denominada “Sala de Bombagem", comunica com o piso superior através de uma escada e com o exterior através de uma correia transportadora de lamas. Este piso tem as dimensões de 4 x 5,5 x 2,7 m. O piso superior, denominado "Sala de desidratação", tem as dimensões de 10,5 x 5,5 x 4,5 m. No alçado virado a Sul há uma porta de fole de 2,40 m e outra mais pequena com 0,70 m de largura, as quais estão habitualmente abertas. No alçado voltado a Este há uma abertura por onde entra a correia transportadora de lamas. Há ainda diversas janelas que normalmente estão abertas. Finalmente, no alçado Oeste, há mais janelas que também costumam estar abertas.
Q = (4 x 5,5 x 2,7) x 20 = 1200 m³/h.
Sala de desidratação Apesar de esta sala ser mais ventilada e as concentrações de gases serem menores, uma vez que teremos que renovar o ar contaminado proveniente da sala de bombagem, também aqui nos propomos a realizar 20 renovações/hora pelo que as necessidades de ventilação serão: Q = (10,5 x 5,5 x 4,5) x 20 = 5200 m³/h
VISTA DOS PISOS
Ventilação impulsão HCBT/4-315
Ventilação impulsão cave
Entrada de ar exterior CVTT-7/7 0,25 CV 1200 rpm
Nível da rua
Entrada de ar exterior
Nível da cave
38
Entrada de material através da correia, a partir do piso superior Janelas com saída de ar por sobrepressão
www.oelectricista.pt o electricista 50