Fluke: evolução dos multímetros digitais

Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

o electricista

68

Roberto Poyato Fluke Ibérica, S.L. - Divisão Industrial

FLUKE

{EVOLUÇÃO DOS MULTÍMETROS DIGITAIS}

Um dos instrumentos de medida mais utilizado em todos os âmbitos de trabalho é o multímetro digital, e como qualquer outro equipamento, estes evoluíram para proporcionar novas e mais sofisticadas funções que permitam aos técnicos de manutenção e laboratório enfrentar os desafios que as novas tecnologias impõem às suas respectivas áreas de trabalho.

Em 1982, a Fluke lançou no mercado a série 8060 de multímetros digitais, o que provocou, nesse momento, uma revolução tecnológica. Passou já muito tempo desde aquela data, e a evolução dos multímetros digitais não parou. Um claro exemplo desta evolução é o novo multímetro digital de mão Fluke 289. Se o comparamos com os primeiros multímetros de mão, a primeira diferença que chama a atenção é o display ¼ VGA, que representa um salto qualitativo no uso dos multímetros digitais, ao permitir realizar registos de parâmetros, visualização de tendências, múltiplas medições, menus em ecrã, ajuda integrada, etc. e tudo isso num instrumento de mão.

NOVAS FUNÇÕES DOS MULTÍMETROS DIGITAIS Porém, a integração de um amplo display gráfico é só um exemplo das novas características dos multímetros digitais de última geração. Vejamos algumas das novas funções. Registo de dados. A experiência mostranos como muitos dos problemas de manutenção ou desenho têm uma natureza dinâmica, mutante. Isto faz com que a medição de parâmetros, de forma pontual, não seja de grande ajuda na resolução destes problemas. É necessário, portanto, uma ferramenta capaz de medir os parâmetros de um sistema durante um período de tempo mais ou

ma, poder capturar aqueles valores pontuais que supõem uma anomalia. O Fluke 289 permite armazenar 10000 medições em diferentes registos, mostrando no display os dados numéricos em função do tempo, assim como a utilização de cursores que facilitam a leitura dos dados em qualquer ponto do gráfico. Esta função não só permite detectar desvios, derivas, picos, quedas e qualquer outra falha nos sinais, mas também, e não menos importante, permite optimizar o tempo do técnico, ao permitir realizar outras tarefas enquanto o equipamento regista estes sinais, sem necessitar da nossa presença. Dada a flexibilidade de

Fluke 8846A Fluke 8060 (1982)

Fluke 289 (2008)

menos prolongado, que reflicta a evolução e tendências dos parâmetros, para desta for-

entradas deste multímetro, este poderá registar não só sinais de tensão, mas também


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.