Analógica versus digital: utilização de equipamentos analógicos e digitais de medição

Page 1

DOSSIER

revista técnico-profissional

86

o electricista António Gomes, Marílio Cardoso e Sérgio Ramos Instituto Superior de Engenharia do Porto

analógica versus digital {UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ANALÓGICOS E DIGITAIS DE MEDIÇÃO} O acto de medir é uma prática quotidiana nas sociedades modernas, quer no plano pessoal quer nas actividades profissionais. Os técnicos, para saberem com o que contar e não terem de especular ou inferir, têm que efectuar medições. Só medindo é possível conhecer com rigor. Assim, especialmente nas áreas da engenharia e em particular na electrotécnia, a utilização de equipamentos de medição é uma necessidade imperiosa. Este artigo aborda as questões essenciais relacionadas com a utilização de equipamentos de medição de grandezas eléctricas comparando as caracteristicas e os resultados das medições de equipamentos analógicos e digitais.

1› INTRODUÇÃO

2› QUALIDADE DA MEDIÇÃO: ERRO, INCERTEZA E EXACTIDÃO

Medir é um dos actos mais praticados por cada um de nós no nosso dia-a-dia. Por exemplo, ao olharmos para um relógio, seja digital ou de ponteiros (analógico) vemos no mostrador o resultado de uma medição de tempo. Comprar fruta no supermercado, abastecer o automóvel com combustível ou fazer uma chamada telefónica são outros actos usuais que têm implícitas medições.

Previamente à realização de qualquer medição é imprescindivel ter a noção da ordem de grandeza do que se vai medir, bem como reconhecer e identificar as limitações dos instrumentos de medição que irão ser utilizados.

Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza da mesma espécie, sendo a medição o conjunto de operações que têm por objectivo determinar o valor da grandeza.

Há inúmeros factores que podem contribuir para uma incorrecta medição tornando-se necessário identificá-los e classificá-los de modo a minimizar os erros que podem ocorrer nas medições. O termo erro de medição utiliza-se para designar o afastamento entre o valor real de uma grandeza e o valor que é efectivamente medido. Habitualmente é especificado pelos fabricantes um parâmetro relativo ao grau de confiança de um determinado aparelho de medição, o qual é normalmente indicado como limite superior e inferior do erro que se pode cometer ao efectuar a leitura de uma determinada grandeza. Esse grau de incerteza é habitualmente

O acto de medir envolve a existência de unidades de medida, bem como instrumentação de medição que podem apresentar diferentes graus de precisão da medida desejada. Na vertente electrotécnica é usual a medição de correntes, tensões, potências, energia, factor de potência, carga harmónica, intensidade luminosa, valor da resistência de terra, resistência de isolamento entre outras.

Precisão Precisão

Fraca Fraca

Boa Boa

Fraca Fraca

Boa Boa

Exactidão Exactidão

Fraca Fraca

Fraca Fraca

Aceitável Aceitável

Boa Boa

Figura 1 . Precisão e Exactidão.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.