ABB: O plano da ABB para a eficiência energética

Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

o electricista

revista técnico-profissional

78

ABB (Asea Brown Boveri), S.A. Divisão Discrete Automation and Motion

ABB

{O PLANO DA ABB PARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA}

Ao longo dos anos, a ABB tem desenvolvido e fornecido tecnologias energeticamente eficientes, cujas poupanças de energia e de emissões constituem um aliciante que pode ajudar em grande medida a proteger o meio ambiente. A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA FAZ A DIFERENÇA O consumo energético mundial encontra-se em crescimento permanente. No seu relatório, a Agência Internacional de Energia (IEA, International Energy Agency) concluiu que, caso os governos mundiais mantenham as políticas seguidas até ao momento, em 2050 as emissões de CO2 e a procura de petróleo terão tido aumentos de 130% e de 70%, respectivamente, em relação aos valores actuais.

Nos últimos 30 anos, o consumo eléctrico mundial quase triplicou Indústria

Outros sectores

2005 1973

Transportes

O consumo industrial representa mais de 40% do consumo mundial de electricidade. O que podemos fazer, já e agora, para reduzirmos as emissões de CO2 de forma económica, rápida e eficaz? Uma reposta possível é uma utilização mais eficiente da energia. Ao longo dos anos, a ABB tem desenvolvido e fornecido tecnologias energeticamente eficientes, cujas poupanças de energia e de emissões constituem um aliciante que pode ajudar em grande medida a proteger o meio ambiente.

0,0

200,0

400,0

600,0

800,0 Mtoe

Nos últimos 30 anos, o consumo mundial de electricidade quase triplicou; no mesmo período, o consumo de electricidade pela indústria aumentou 260%. Outros sectores incluem a agricultura, os serviços públicos e comerciais, o consumo residencial e ainda outros usos não especificados. Fonte: Agência Internacional da Energia, Key World Energy Statistics 2007.

Na indústria, as maiores reduções a curto prazo das emissões virão da adopção de medidas que permitam realizar os processos de forma mais eficiente. A indústria é responsável por cerca de 40% do consumo mundial de electricidade, e deste consumo cerca de dois terços provém dos motores eléctricos. Os conversores de frequência de velocidade variável, que regulam a velocidade dos motores, podem reduzir em numerosas aplicações o seu consumo energético em cerca de 50%. Contudo, apenas uma fracção dos motores inferior a 10% está equipada com dispositivos deste tipo.

Os motores electricamente eficientes podem poupar milhares de milhões de kWh

Poupar energia é, sem dúvida, a forma mais rápida, eficaz e rentável de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e também de melhorar a qualidade do ar, especialmente em áreas densamente povoadas.

A utilização de sistemas accionados por motores energeticamente eficientes pode permitir à Europa poupar anualmente até 202 mil milhões de kWh, o que equivale a uma diminuição de 10 mil milhões de Euros anuais nos custos da exploração industrial.

O Motor Challenge Programme afirma que os sistemas accionados por motores são responsáveis por cerca de 65% da electricidade consumida pela indústria na União Europeia. O Motor Challenge Programme é um programa de participação voluntária promovido pela Comissão Europeia para auxiliar as empresas a melhorarem a eficiência energética dos seus sistemas accionados por motores eléctricos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.