Ensaios e certificação de infra-estruturas ITED

Page 1

DOSSIER

revista técnico-profissional

76

o electricista Rui Ramos Director Comercial da Dec.Medida, S.A. - rui.ramos@decmed.pt

ensaios e certificação de infra-estruturas ITED Resultado da liberalização das telecomunicações, e por forma a adequar o mercado a esta nova realidade, foi publicado em 19 de Abril de 2000 o Decreto Lei nº59/2000, que veio "estabelecer o novo regime jurídico de instalação das infra-estruturas de telecomunicações em edifícios e respectivas ligações às redes públicas de telecomunicações, bem como o regime da actividade de certificação das instalações e avaliação de conformidade de equipamentos, materiais e infra-estruturas". Como consequência, foi elaborado pela entidade reguladora do sector, ICP-ANACOM, um novo manual de referência para o projecto, instalação e gestão de Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios, o Manual ITED, cuja 1ª edição entrou em vigor em Julho de 2004. Este manual permitiu a actualização das referências a nível tecnológico das instalações com base no meio de transmissão mais adequado ao tipo de sinais a transportar, a adopção das Normas Europeias aplicáveis, e uma maior facilidade de acesso aos operadores, o que resulta num maior e melhor nível de concorrência e na rentabilização das infra-estruturas instaladas, entre outros aspectos positivos para o sector. O Manual abrange as seguintes áreas: - Caracterização das ITED; Materiais, dispositivos e equipamento; Projecto; Instalação; Ensaios. Inclui ainda um conjunto de anexos, que englobam temas diversos tais como: - Siglas; Glossário; Quadros de dimensionamentos; Simbologia; Exemplos de materiais e ferramentas especificas; Fichas técnicas; Modelos de projecto de uma moradia unifamiliar; Esquemas.

cablagem, têm de ser realizados durante e após a instalação das ITED. O Instalador "deve medir e registar os ensaios adequados aos Níveis de Qualidade de acordo com os critérios definidos no manual, de modo a garantir o correcto funcionamento das ITED", bem como deve preparar um relatório de ensaios de funcionalidade. De notar que as medidas efectuadas pelo Instalador terão de corresponder a 100% da instalação efectuada.

No presente artigo iremos descrever essencialmente a questão dos ensaios, um tema particularmente importante, uma vez que atinge tanto o Instalador, como a Entidade Certificadora, entidade esta a quem compete a inspecção final da instalação e emitir o respectivo certificado de conformidade. Todos os dados relativos ao tipo de ensaios, valores e medidas a efectuar foram directamente extraídos da 1ªedição do Manual ITED.

A Entidade Certificadora constituirá obrigatoriamente um relatório de inspecção, onde terá de constar o seguinte: › A verificação da conformidade ou das eventuais alterações efectuadas relativamente ao projecto; › A descrição dos ensaios e inspecções efectuados, os seus resultados, as metodologias e os critérios de amostragem utilizados; › A referência, sempre que justificável, às especificações técnicas dos materiais e equipamentos instalados; › A descrição dos equipamentos utilizado nas medições; › A identificação do técnico que realizou os ensaios.

Os ensaios, cujo propósito base é confirmar as características da instalação, no que respeita às redes de cabos e aos sistemas de

À Entidade Certificadora cabe a emissão de um certificado em que confirma o integral cumprimento das Prescrições e Instruções Técnicas do Manual ITED, baseando-se para o efeito na análise do projecto técnico, no relatório de ensaios de funcionalidade do instalador e nos ensaios e nas inspecções por si realizadas, e que vão constituir o relatório de inspecção.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.