REPORTAGEM
revista técnico-profissional
66
o electricista Helena Paulino
no mundo dos equipamentos de BT {ABB ORGANIZA SEMINÁRIO EM TEMAS ACTUAIS DE BAIXA TENSÃO}
A Divisão Low Voltage Products da ABB organizou um seminário direccionado para a “Legislação, soluções e novas ferramentas de dimensionamento de equipamentos de Baixa Tensão”, que decorreu no dia 9 de Novembro na Fundação Dr. António Cupertino de Mirando no Porto, e dois dias mais tarde em Paço de Arcos, mais exactamente no Hotel Lagoas Park. O evento contou com a presença de cerca de 250 participantes.
Neste seminário foram abordadas vários temas prementes da área da Baixa Tensão, com destaque para a apresentação do software PDC (Panel Design Configurator), um software de dupla funcionalidade que permite o dimensionamento de quadros eléctricos de Baixa Tensão e a orçamentação de todos os produtos que os integram. As intervenções estiveram a cargo de Carlos Lima, Director-Geral da Divisão, e dos seus colaboradores Miguel Oliveira, Paulo Branco, Manuel Dias e Serafim Ricardo que, juntos, forneceram informação muito relevante e propiciaram um dia muito proveitoso, num ambiente participativo com uma multiplicidade de questões colocadas aos oradores. Estiveram presentes Francesc Lopez e Julio Alvarez, responsáveis ibéricos da ABB para as áreas dos quadros eléctricos e do software PDC respectivamente, e ainda Antxon Lopez, Director de Marketing Ibérico da Divisão Low Voltage Products. No final do evento, os participantes puderam apreciar, in loco, múltiplos quadros para diversas aplicações.
Manuel Dias e Serafim Ricardo explicaram a evolução ocorrida com os softwares da ABB até que se chegou ao inovador PDC – Panel Design Configurator. Este é um software para a selecção de produtos de Baixa Ten-
são da ABB que também permite configurar quadros eléctricos e realizar orçamentos de projectos, permite automatizar e agilizar a configuração de uma proposta de quadros de distribuição e automação, ao utilizar a aparelhagem ABB. O software garante a selecção de produtos e acessórios, a escolha do tipo de quadros e do tipo de compartimentação, a selecção automática de kits, o cálculo de dissipação térmica do quadro e os tipos e os números de suportes de barramento. Além disso ainda permite criar graficamente as vistas frontais do quadro, comunicar com outros softwares da ABB, elaborar orçamentos personalizados, listar os artigos, macros para tarefas repetidas, exportar as listas frontais para DXF, e ter uma base de dados do utilizador.
ABB APOSTA NA PRODUTIVIDADE COM MELHOR ENERGIA Carlos Lima apresentou a ABB como estando na vanguarda das tecnologias de energia e automação, contabilizando 117 mil em-