ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL
o electricista
revista técnico-profissional
66
João Pratas, Eng. º Departamento de Engenharia SEW-EURODRIVE PORTUGAL
SEW-EURODRIVE
{ACCIONAMENTOS EFICIENTES}
Através da optimização das soluções completas de accionamento – desde o redutor, motor, e controlo electrónico de velocidade, passando pelos elementos de transmissão de potência – enormes poupanças de consumo energético podem ser realizadas. Estas poupanças traduzem-se em poupanças financeiras, e contribuem para a redução de emissão de gases poluentes. A escalada dos custos energéticos nos últimos anos, tem vindo a obrigar a maior parte das empresas a analisar, como prioridade de topo, a questão da eficiência energética. E não é só pelo aumento dos custos com a electricidade, que duplicaram nos últimos seis anos -, o consumo global também tem aumentado consideravelmente, o que desencadeia graves consequências ambientais. Tal efeito promove inequivocamente o aumento das emissões de CO2, que estão indissociavelmente ligadas, directa ou indirectamente, com a geração de electricidade. Tomados em conjunto, todos estes desenvolvimentos significam que a generalidade das unidades de produção e, por consequência, os construtores de máquinas eléctricas têm de olhar profundamente para esta questão, com o objectivo de cortar no consumo energético, mais cedo ou mais tarde.
1› SISTEMAS DE ACCIONAMENTO Os sistemas de accionamento, responsáveis por mais de 60% do consumo de energia eléctrica na indústria, devem ser abordados como um todo, já que a existência de um componente de baixo rendimento influencia drasticamente o rendimento global.
O dimensionamento dos diferentes equipamentos que compõem os sistemas de accionamento, deverá ser efectuado, de acordo com as especificações de cada aplicação. O estudo prévio das necessidades inerentes ao processo produtivo conduzirá à optimização e simplificação do funcionamento, e por conseguinte à diminuição do consumo energético. Um sistema de accionamento consiste na combinação de Conversor de Frequência (converte a energia eléctrica da rede de uma forma controlada), motor (converte energia eléctrica em energia mecânica), redutor (ajusta a potência mecânica do motor ao ponto de trabalho da máquina accionada) e elementos de transmissão de potência.
2› MOTORES DE ALTO RENDIMENTO
1.1› Potencial de economia em sistemas de accionamentos
2.1› Potencial de economia em sistemas de accionamentos A Directiva EUP – Produtos que consomem energia (Energy Using Products) descreve as orientações futuras de design, a compatibilidade ambiental, o impacte ambiental e o consumo de energia de máquinas / motores eléctricos rotativos.
1. Utilização de motores 10% de alto rendimento 2. Utilização de controlo 30% electrónico de velocidade 3. Optimização do 60% sistema mecânico
Os motores eléctricos são conversores electromecânicos de energia, a sua função é baseada no efeito de forças magnéticas entre correntes eléctricas e campos magnéticos. São o tipo de máquina mais usado na indústria em virtude da sua grande versatilidade, gama de potências, robustez, duração, reduzida manutenção, baixa poluição, facilidade de produção e custos de aquisição relativamente baixos. Como qualquer máquina, o motor eléctrico, responsável pela conversão de energia eléctrica em energia mecânica, apresenta perdas. O rendimento é definido como sendo a razão entre a potência de saída (ao nível do veio de saída do accionamento) e a potência eléctrica absorvida à entrada.
A directiva irá abranger os motores de 2, 4 e 6 pólos, na gama de potências de 0,75 a