A madeira na iluminação urbana

Page 1

DOSSIER

revista técnico-profissional

72

o electricista INDALUX - Equipamentos Eléctricos, Lda.

a madeira na iluminação urbana

INTRODUÇÃO Uma das características marcantes da nossa civilização é a concentração da população em centros urbanos. Segundo os Censos 2001, cerca de 70% da população Portuguesa encontra-se em povoações com mais de 3000 habitantes. Com este cenário é compreensível a importância que assume a iluminação do espaço urbano como forma de prevenir a delinquência e vandalismo, e de permitir o uso para lazer do espaço público em horas nocturnas. Nesse sentido foi necessário, numa primeira fase satisfazer as necessidades de iluminação das cidades, seja na sua vertente viária, como na sua vertente de espaço urbano, frequentado pela população. As preocupações estéticas eram relegadas para segundo plano. Não é necessário recuar muito no tempo para vermos os espaços públicos urbanos iluminados sistematicamente por conjuntos “standard” constituídos tipicamente por uma coluna metálica com um globo no topo. Esta solução era usada independentemente do local ou enquadramento estético. O importante era satisfazer as exigências de iluminação do espaço.

TENDÊNCIAS NA ILUMINAÇÃO URBANA A crescente preocupação com a valorização e requalificação dos espaços urbanos mudou decisivamente o nível de exigência em relação ao equipamento de iluminação, não bastando agora cumprir apenas a função de proporcionar os níveis de iluminância requeridos.

As exigências de integração estética levam a que este tipo de equipamento seja encarado hoje como uma peça de mobiliário urbano, capaz de potenciar ou desvirtuar uma solução global. Neste sentido, a procura de novas soluções, inovadoras do ponto de vista estético levaram ao uso de novos materiais para a realização dos conjuntos de iluminação.

A MADEIRA A madeira surge aqui como uma opção privilegiada, não só pelo seu carácter nobre como pela sua mais-valia ecológica. O seu uso em obras públicas de elevada visibilidade trouxe definitivamente esta opção para o leque de materiais de vanguarda usados em mobiliário urbano e arquitectura.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.