FORMAÇÃO
revista técnico-profissional
o electricista
34
Manuel Teixeira e Paulo Peixoto Formadores da ATEC - Academia de Formação
ficha prática n.º 13
{MÁQUINAS ELÉCTRICAS ESTÁTICAS}
Na ficha anterior foi apresentada a teoria de transformadores, a sua constituição, onde se pôde destacar os núcleos de transformadores monofásicos. Nesta, tal como enunciado, faremos uma breve abordagem acerca de núcleos de transformadores trifásicos, disposição de enrolamentos, transformadores secos e em sf6.
NÚCLEO PARA TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS Usam-se, como nos monofásicos, núcleos de colunas e couraçados. Um núcleo de colunas pode considerar-se realizado pela reunião de três núcleos monofásicos. Para manter a simetria do circuito magnético, aparecem como formas as exemplificadas a seguir.
A desigualdade dos trajectos dos fluxos da coluna central em relação às colunas laterais, dá lugar a que, para se manterem simétricos os fluxos, as forças magnetomotrizes não o serão. A assimetria é porém pequena. Note-se que, por outro lado, independentemente de os fluxos serem simétricos a sua soma é sempre nula, dado não haver colunas de retorno e o fluxo magnético ser conservativo. Daí a designação de núcleo de fluxos ligados. Na seguinte figura, mostrase como se realiza o empilhamento das camadas sucessivas de chapas quando se usam juntas imbricadas.
b)
Sendo os fluxos devidos a cada fase simétricos, a sua soma é:
b’)
b) camadas ímpares b’) camadas pares
φ1+φ2+φ3 = 0 Pelo que a coluna central da figura acima (esquerda) é dispensável, justificando-se a da direita por ser mais simples de realizar, dada a construção laminada. Além disso esta construção aligeira o peso em relação a três núcleos monofásicos distintos. Qualquer das duas construções indicadas é, porém, laboriosa em relação à dos núcleos monofásicos. No intuito de simplificar a construção, o núcleo de colunas trifásico tem a seguinte forma:
O núcleo couraçado trifásico resulta da reunião de três monofásicos:
Camadas ímpares
Camadas pares
Os enrolamentos neste caso, são montados nas colunas centrais pelo que os trajectos dos fluxos são os seguintes: