ARTIGO TÉCNICO
revista técnico-profissional
26
o electricista Miguel Leichsenring Franco Schmitt-Elevadores
a manutenção de elevadores Os elevadores são hoje equipamentos imprescindíveis no transporte vertical de pessoas em edifícios modernos, devendo estes ser sujeitos a uma manutenção cuidada e rigorosa. No presente artigo será abordada a temática da manutenção de elevadores, começando pela justificação da necessidade de manutenção deste tipo de equipamentos. A partir do enquadramento legal em vigor será feita uma breve abordagem sobre a obrigatoriedade de manutenção mensal, sobre a responsabilidade civil e criminal que o proprietário e a empresa de manutenção de elevadores assumem, sobre os diferentes tipos de contratos de manutenção, bem como sobre as inspecções periódicas. Descrevem-se em seguida as acções que devem ser desenvolvidas pela empresa de manutenção de ascensores, durante o processo de manutenção. Por fim, alargar-se-á o âmbito de análise à gestão da manutenção, procurando-se evidenciar os aspectos a ter em conta durante a fase de projecto de um edifício novo, após a instalação de novos elevadores e ainda em elevadores já instalados há diversos anos.
PORQUÊ A NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO?
1. Manutenção: o conjunto de operações de verificação, conservação e reparação efectuadas com a
A primeira questão que se coloca é o da própria necessidade de manutenção.
2. Empresa de manutenção de ascensores (EMA): a entidade que efectua e é responsável pela manu-
finalidade de manter uma instalação em boas condições de segurança e funcionamento; tenção dos elevadores; 3. Inspecção: o conjunto de exames e ensaios efectuados a uma instalação, de carácter geral ou incidindo sobre aspectos específicos, para comprovar o cumprimento dos requisitos regulamentares; 4. Entidade inspectora (EI): é a empresa habilitada a efectuar inspecções a elevadores, bem como a realizar inquéritos, peritagens, relatórios e pareceres. Quadro 1 . Definições de conceitos.
Figura 1 . Diferentes tipos de elevadores.
Para uma melhor compreensão, apresentam-se no quadro 1 as definições dos principais conceitos que serão utilizados ao longo do texto.
Tratando-se de máquinas compostas por componentes eléctricos (motores, autómatos, contactores, relés, etc. ) e mecânicos (rodas de tracção, cabos, roçadeiras, redutores, válvulas, etc.) sujeitos a desgaste, os elevadores, pela sua natureza de concepção e de funcionamento, devem estar sujeitos a uma manutenção cuidada e rigorosa. No quadro 2 apresentam-se os factores que suportam essa necessidade de manutenção. Tratando-se de equipamentos que transportam pessoas, desde logo importa garantir a máxima segurança de todos os que utilizem um qualquer elevador, independentemente da idade