Equipamentos de ensaio a isolamentos

Page 1

ARTIGO TÉCNICO

revista técnico-profissional

o electricista

20

Fluke

equipamentos de ensaio a isolamentos

INTRODUÇÃO Os equipamentos de ensaio a isolamentos podem ser utilizados para determinar a integridade de enrolamentos ou cabos em motores, transformadores, aparelhos de comutação e instalações eléctricas. O método de teste é determinado pelo tipo de equipamento a ser testado e o motivo do teste. Por exemplo, quando se testa cablagem eléctrica ou aparelhos de comutação (equipamento de baixa capacidade), a fuga capacitiva dependente do tempo e correntes de fuga de absorção tornam-se insignificantes e diminuem para zero quase instantaneamente. Um fluxo de corrente de fuga condutor estável é atingido quase instantaneamente (um minuto ou menos), proporcionando as condições perfeitas para o teste rápido/ com leitura no terreno. (Para informação mais detalhada sobre correntes de fuga e ensaios de resistência ver as seguintes secções: O que é resistência de isolamento e correntes de fuga e Ensaios de manutenção preditiva). Por outro lado, quando o equipamento a ser testado é uma grande extensão de cabo, um grande motor ou gerador (equipamento de alta capacidade) as correntes dependentes do tempo durarão horas. Estas correntes provocarão uma alteração constante nas leituras do

contador, tornando impossível obter uma leitura estável precisa. Esta situação pode ser ultrapassada pela utilização de um teste que estabeleça uma tendência entre leituras, como o teste de tensão de escala ou de absorção dieléctrica. Estes testes não dependem de uma única leitura, mas de um conjunto de leituras relativas. Seria uma perda de tempo realizar estes testes em equipamentos de baixa capacidade visto que as correntes dependentes do tempo diminuem rapidamente, fazendo com que todas as leituras sejam iguais.

ENSAIO A INSTALAÇÕES A razão mais importante para testar os isolamentos é assegurar a segurança pública e pessoal. Ao realizar um teste de alta tensão em CC entre condutores inactivos de corrente (quentes) ligados à terra, e condutores com ligação à terra, poderá eliminar a possibilidade de sofrer um curto-circuito ou um curto à terra potencialmente letais. Este teste é habitualmente realizado após a instalação inicial do equipamento. O processo protegerá o sistema contra equipamento mal instalado e defeituoso, e assegurará uma instalação de alta qualidade, satisfação do cliente e protecção contra incêndios ou choques.

ENSAIOS DE MANUTENÇÃO A segunda razão mais importante para o ensaio a isolamentos é proteger e prolongar a vida de sistemas e motores eléctricos. Ao longo dos anos, os sistemas eléctricos ficam expostos a factores ambientais como sujidade, gorduras, temperatura, tensão e vibração. Estas condições podem levar a uma falha de isolamento, resultando em perdas de produção ou mesmo incêndios. Ensaios de manutenção periódicos podem proporcionar informações valiosas acerca do estado de deterioração e ajudarão a prever uma possível falha do sistema. A correcção de problemas resultará não só num sistema sem problemas, mas também prolongará o tempo de vida útil para uma variedade de equipamento.

ANTES DA MEDIÇÃO Para se obter medições significativas da resistência do isolamento, o electricista deverá examinar cuidadosamente o sistema a ser testado. Atinge-se os melhores resultados quando: 1› O sistema ou equipamento é retirado de serviço e desligado de outros circuitos, interruptores, condensadores, escovas, pára-raios e disjuntores. Assegure-se que as medições não são afectadas por correntes de fuga através


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.