Estudo do problema energético mundial: estudo de soluções para o consumo de energia

Page 1

ARTIGO TÉCNICO

revista técnico-profissional

20

o electricista António C. Andrade Instituto Superior de Engenharia do Porto ata@isep.ipp.pt

estudo do problema energético mundial {ESTUDO DE SOLUÇÕES PARA O CONSUMO DE ENERGIA} O problema energético mundial é dinâmico, o que cria a necessidade de localizar no tempo o estudo que se apresenta neste artigo. No final da primeira década do século XXI, atravessamos um problema energético que é grave, pois a procura crescente de energia por todas as economias e em especial pelas emergentes, provoca uma subida global dos preços internacionais da energia primária disponível. Por outro lado há cada vez mais evidências científicas, de que o sistema energético actual, por libertar grandes quantidades de gases de efeito de estufa (GEE) para a atmosfera, está a provocar mudanças climáticas no nosso planeta, com implicações que actualmente já são visíveis, e que no futuro serão imprevisíveis. Na primeira parte deste artigo são analisados aspectos como: a distribuição do consumo da energia primária no ano de 2007 pelas várias energias primárias e pelas várias regiões do mundo; o aumento do consumo, face ao ano anterior, por tipo e por região; as reservas das principais energias primárias e a sua distribuição pelas várias regiões do mundo. Na segunda parte é realizado o estudo das soluções para mitigar as mudanças climáticas e o problema energético actual. O aumento da eficiência energética, a utilização de combustíveis e a produção de energia eléctrica com baixa ou nula emissão de GEE são a chave para mitigar os dois problemas. Palavras-Chave: Consumo de energia primária, Crise energética, Alterações climáticas, Energias Renováveis, Energia Eólica, Energia Solar.

1› Estudo do problema energético no final da 1ª década do século XXIi 1.1› INTRODUÇÃO Desde sempre o homem necessitou de energia para as suas diversas actividades. Mas se inicialmente as energias que utilizava eram as que disponha na natureza: lenha; força motriz das águas dos rios e do vento, uma nova etapa iniciou com a utilização das energias fosseis como o carvão e o petróleo. A existência na natureza de grandes quantidades de energia de origem fóssil, inicialmente a preços reduzidos, criou segundo diversos autores, uma aceleração do desenvolvimento da actual sociedade humana, atingindo-se actualmente níveis nunca antes alcançados. No final da primeira década do século XXI, atravessamos um problema energético complexo. Por um lado a procura crescente de energia por todas as economias e em especial pelas emergentes, provoca uma subida global dos preços internacionais das energias disponíveis. Por outro lado há cada vez mais evidências científicas, de que o modelo

energético actual, incluindo as actuais tecnologias, por libertarem gases com efeito de estufa (GEE), para a atmosfera, está a provocar mudanças climáticas no nosso planeta, com implicações que actualmente já são visíveis, e que no futuro serão imprevisíveis, devido a estarem a provocar o aumento da temperatura da terra. Estas mudanças climáticas estão a provocar o aumento de fenómenos climáticos adversos como tempestades, secas e inundações. O aumento da temperatura na terra também está a provocar uma perda acelerada das suas massas de gelo conduzindo à subida do nível do mar, pondo em perigo as zonas costeiras e ilhas.

1.2› RECURSOS ENERGÉTICOS 1.2.1› Consumo mundial de energia primária No ano de 2007, o consumo de energia primária foi de 11.099 milhões de toneladas de petróleo equivalente (TEP). Na Fig. 1.1 é apresentado o consumo mundial no ano de 2007, por tipo de energia primária e o correspondente valor percentual em relação ao total (BP, 2008).

Figura 1.1 . Consumo mundial no ano de 2007 das principais energias primárias em milhões de TEP.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.