ABC do osciloscópio: 3ª parte - comandos fundamentais

Page 1

ARTIGO TÉCNICO

revista técnico-profissional

o electricista

26

Mário Jorge de Andrade Ferreira Alves Dep. de Engenharia Electrotécnica Instituto Superior de Engenharia do Porto

ABC do osciloscópio

{3.ª PARTE › COMANDOS FUNDAMENTAIS}

(continuação da última edição)

Os comandos e funcionalidades dependem muito de marca para marca e de modelo para modelo. Os osciloscópios de amostragem normalmente apresentam um conjunto mais alargado de comandos e funcionalidades.

1› CONSIDERAÇÕES INICIAIS Este ponto descreve os comandos fundamentais dos osciloscópios analógicos e de amostragem. Note-se que os osciloscópios de amostragem normalmente apresentam um conjunto mais alargado de comandos e funcionalidades. Estes não são endereçados tendo em consideração: › o objectivo introdutório deste documento, salientando apenas os comandos e funcionalidades encontrados na generalidade dos osciloscópios, no sentido de ajudar o leitor a iniciar-se na sua utilização; › que estes comandos e funcionalidades dependem muito de marca para marca e de modelo para modelo; › que a grande facilidade de utilização da maior parte dos osciloscópios de amostragem, apoiada muitas vezes por sistemas de ajuda interactiva (on-line help), torna relativamente simples a aprendizagem do seu funcionamento “à medida que se vão utilizando”. A Figura 1 apresenta os blocos de comandos do osciloscópio HITACHI V-312 ([1]), cujo painel frontal se apresenta na Figura 2. Utiliza-se aqui este osciloscópio como exemplo por ser representativo de um osciloscópio analógico clássico. Seguidamente apresenta-se uma descrição mais detalhada deste comando.

Figura 1 . Blocos de comandos do osciloscópio HITACHI V-312 [1].

2› COMANDOS FUNDAMENTAIS 2.1› Comandos do ecrã Embora os comandos do ecrã variem um pouco dos osciloscópios analógicos para os de amostragem alguns deles são comuns, nomeadamente: › Comando de Intensidade (INTENSITY) Este comando permite ajustar a intensidade (brilho) do traço. É natural que à medida que se aumenta a velocidade de varrimento, haja necessidade de aumentar a intensidade do traço (maior velocidade implica menor persistência do feixe de electrões).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.