ESPAÇO QUALIDADE 8
A metodologia 5’s – aplicação Um Programa 5’s foca o ambiente de trabalho de uma organização, de forma a simplificar as tarefas, e reduzir o desperdício através de aspectos como a Qualidade e a Segurança. Na verdade, trata-se de uma metodologia sistémica utilizando a abordagem por processos, preconizada pelas mais modernas técnicas de Gestão empresarial. Tornam-se visíveis ainda que de forma indirecta: › As “entradas” e “saídas” das várias etapas na evolução da ferramenta; › O método de implementação; › O tipo de monitorização das várias etapas. por Pedro Lacerda Vale
Este artigo visa divulgar a informação para uma eventual melhoria da performance empresarial a cinco níveis: organização, arrumação, limpeza, padronização e disciplina. Assim, qualquer empresa que adopte esta ferramenta deverá ter uma mais valia, caso os recursos disponíveis sejam bem implementados, utilizados, ordenados, limpos, conservados e finalmente reciclados (quando chegar ao fim o seu ciclo de vida).
1› Benefícios da sua aplicação Os 5’s são uma prática da qualidade idealizada no Japão na década de 70. O nome desta ferramenta, corresponde às iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri Seiton Seiso Seikets Shitsuke
Exemplo: Semelhança possível entre ciclo “PDCA” e sequência cronológica da metodologia 5’s:
organizar arrumo asseio normalização disciplina
A filosofia “5’s” centra-se sobre a organização do local de trabalho, e a padronização dos processos e métodos de trabalho de modo a torná-los uma prática efectiva. O objectivo do nosso trabalho é suscitar o interesse das partes interessadas e dos responsáveis, com vista a promover e facilitar a aplicação desta ferramenta. Sendo a metodologia “ 5’ s ” uma ferramenta sistemática, deve na verdade ser encarada como uma abordagem por processos, semelhante á preconizada pela gestão da Qualidade (NP-ENISO9001/2008).
› A simplificação do ambiente de trabalho; › A redução do desperdício, das tarefas duplicadas, do re-trabalho; › O aumento da segurança; › Um maior nível de eficiência para a Qualidade; › A eliminação das actividades que não acrescentam valor (NP 4239/1994). Trata-se assim, de uma filosofia profunda, mas de aplicação simples, que promove a melhoria das organizações valorizando as pessoas.
Esta metodologia necessita de um trabalho longo, devidamente planeado e formalizado, obrigando a ter em conta e a tratar todas as falhas, mesmo as potenciais. É necessário saber, que todo este exercício preventivo está longe de ser gratuito (só deve ser iniciado se justificado, ou julgado verdadeiramente importante). Logo que se inicia, deve ser levado até ao fim de forma disciplinada, pois só assim tratará a vantagem esperada. Dito de forma simples, a metodologia dos 5’s tem como enfoque:
Impulsiona o trabalho em equipa, tendo em conta as diferentes opiniões dos profissionais envolvidos, comprometendo-os com um propósito comum, e cujos resultados são mutuamente responsáveis. Devem ser utilizados, no entanto, parâmetros de desempenho e métodos bem estruturados.Utilizando a filosofia 5’s, e aplicando os seus princípios práticos, obtém-se: › Uma melhor definição do espaço; › Uma redução significativa do tempo de execução das tarefas ou das actividades; › Um acesso mais fácil aos materiais e equipamentos necessários (organização do lay-out).