FORMAÇÃO
revista técnico-profissional
163
o electricista Hilário Dias Nogueira (Eng.º) com o patrocínio de: IXUS, Formação e Consultadoria, Lda.
formação
{ARTIGO TÉCNICO FORMATIVO Nº. 13} Neste número, apresentamos a resolução do exercício proposto na revista anterior. Apresenta-se também um novo exercício cuja resolução será incluída na revista 34.
RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO 13 Observação: 1› Conforme foi proposto anteriormente, e seguindo a legislação em vigor descrita na secção 54, apresenta-se a resolução do novo exercício que foi indicado anteriormente.
Enunciado: Eléctrodos de terra › Generalidades › Quais as verificações a fazer: › Num eléctrodo de terra de um edifício; › Terminal principal de terra; › Canalização entre o eléctrodo de terra e o terminal principal de terra; › Na canalização entre o terminal principal de terra e o quadro de Colunas ou quadro de entrada; › Ligações equipotenciais;
GENERALIDADES O eléctrodo de terra é um elemento condutor que pode ser constituído por vários elementos metálicos e devem ser enterrados em locais devidamente escolhidos, tão profundos quanto possível e nunca a uma profundidade inferior a 0,80 metros da superfície.
O comportamento em termos de resistência além da já indicada, está condicionada basicamente pela: › Forma; › Dimensões e geometria da instalação; › Tipo de material utilizado; › Características especificas do terreno (resistividade do solo). Os eléctrodos devem ser enterrados em locais tão húmidos quanto possível, de preferência em terra vegetal, fora das zonas de passagem de pessoas e animais e a uma distância conveniente de depósitos de substâncias corrosivas que possam infiltrar-se no terreno. Não é permitida a utilização de quaisquer elementos metálicos simplesmente mergulhados em água.
Ligações à terra e composição do sistema O sistema de terra de protecção é fundamental para a protecção contra choques eléctricos tornando viável o escoamento das correntes de defeito através do dispositivo de protecção diferencial. Todas as instalações eléctricas devem obrigatoriamente ter estabelecido um sistema de protecção de terras, constituído por: › Eléctrodo de terra; › Condutor de terra; › Terminal principal de terra; › Condutor principal de protecção; › Condutores de protecção dos circuitos. Escolha do método de execução e tipo de eléctrodo de terra a utilizar consoante a resistividade do solo: